Amplas escolhas

por Redação

Nada melhor do que começar o ano diante de um mar de opções. Você pode partir para algo mais conservador, uma aposta segura, caso seja um inveterado fã dos clássicos, ou então arriscar-se em alguma novidade, algo pouco convencional, que pode surpreender. Afinal, o vinho permite isso como nada mais.

Aproveitando o ensejo, ADEGA lhe dá uma ajuda nessa deliciosa tarefa de selecionar os vinhos, seja para acompanhar seus principais momentos em 2013, seja para ser sua companhia do dia a dia. Pelo terceiro ano, apresentamos uma seleção dos 100 melhores vinhos provados no período de 12 meses pelos nossos especialistas. E verdade seja dita, no ano que passou, nossos editores de vinho, Eduardo Milan, Luiz Gastão Bolonhez e Sílvia Mascella Rosa, e também nossos colaboradores Hong Sup Kim, Juliana Trombeta Reis e Vanessa Sobral, degustaram diversos rótulos excepcionais.

Diante de tantas coisas boas, apontar apenas os cinco melhores vinhos de cada tipo (espumantes, brancos, rosés, tintos e doces) por faixa de preço chega a ser quase injusto, mas esses exercícios são a parte dura de nosso delicioso trabalho. Como provamos tantos rótulos extraordinários, também apontamos aqueles inesquecíveis, que deixaram saudade tão logo o último gole foi sorvido. Outros que merecem destaque em nossa listagem são os de ótimo custo-benefício, nossos best buy. Enfim, aqui estão os 100 vinhos que mais nos marcaram durante o ano e acreditamos que devem fazer parte de sua adega.

E para dar a largada em um ano que promete vinhos ainda melhores, ADEGA traz uma degustação especial de vinhos do Dão, com rótulos de safras que remontavam a 1963 (isso mesmo, com 50 anos!), uma prova da excelência dessa região portuguesa, berço da Touriga Nacional. Depois, fizemos o que alguns puristas consideram sacrilégio, propusemos harmonizações para os vinhos de Bordeaux e percebemos quão espetaculares essas combinações podem ser. Vale a pena experimentar em casa.

Por fim, já em território nacional, vasculhamos a região de Farroupilha e Vale Trentino para entender o sucesso de seu terroir, que além de produzir alguns dos melhores moscatéis brasileiros, surpreende com tintos de diversas variedades. Em seguida, indicamos pousadas paradisíacas para você que quer aproveitar a colheita na Serra Gaúcha.

Saúde,
Christian Burgos e Arnaldo Grizzo

palavras chave

Notícias relacionadas