Vinho - 29.Ago - Rivalidade

Argentinos negam excesso de estoque de vinhos nos EUA, contrariando relatório chileno

por Redação

Um relatório chileno, cujo conteúdo diz respeito a um excesso de estoque de vinhos da Argentina nos Estados Unidos, irrita argentinos do setor e expõe a rivalidade dos dois mercados.

Divulgação
As exportações argentinas aos EUA cresceram 6%

"Não há excesso de estoque de vinho argentino nos Estados Unidos" e "as exportações de Malbec a granel implicam somente em uma mudança de estratégia para melhorar a rentabilidade dos negócios. Essa estratégia não põe em risco a rentabilidade desse empreendimento", sublinham importantes "jogadores" na exportação de vinhos argentino aos EUA.

O debate sobre se a mudança de estratégia nas exportações da Argentina poderia por em perigo a marca, segundo um relatório feito pela consultoria chilena Andes Wines, ao falar de uma "preocupante situação do vinho argentino nos EUA".

"Essa é uma expressão de desejo que os chilenos têm há muitos anos, eles adorariam pensar que a Argentina tem dificuldades que não tem, é uma leitura totalmente parcial e com interesse", avaliou a vice-presidente do Wines of Argentina Susana Balbo, ao ler o relatório.

Segundo o site Area del Vino, essa não é a realidade que vêem os gerentes de exportação das bodegas locais. "Se fosse assim, o volume de vinhos argentinos cairia e os volumes totais têm aumentado. Por outro lado, os preços médios continuam estáveis, mesmo com a crise dos EUA, esses valores estão fixos", disse Agustín Gandía, gerente de exportações do Trivento nos Estados Unidos.

Enquanto a Argentina aumentou o volume de exportação aos EUA em 6%, a indústria chilena decresceu em 1,4%. "A preferência dos estadunidenses pelo Malbec aumentam a diferença entre as exportações dos dois mercados. A Argentina lidera as exportações de vinho aos EUA, com 31% de vantagem em relação ao Chile".

Mais notícias sobre vinhos...

+ Vinicultores dos EUA investem em centro vinícola de pesquisa

+ Vinícola chilena prova que é possível produzir vinhos mais ao sul do país

+ Vinícolas de Napa Valley são cenário para festival de cinema

+ Vinicultor de Sonoma será estrela do reality show "The Bachelor"

Vinicultores da Nova Zelândia sofrem com excesso de oferta

palavras chave

Notícias relacionadas