Vinho - 31.Ago - Enoturismo

Arquitetos ilustres reformam châteaux em Bordeaux

por Redação

Château Cheval Blanc

Na terra dos grandes vinhos Bordeaux, arquitetos premiados estão trabalhando para reformar duas das mais famosas adegas da região.

Não é comum ver guindastes na região de Saint-Emilion, uma das mais importantes da produção vitivinícola de Bordeaux. No entanto, é possível avistar duas dessas máquinas gigantescas trabalhando noite e dia na reforma da adega do Château Cheval Blanc.

Guiadas pelo arquiteto ganhador do prêmio Pritzker (considerado o Prêmio Nobel da arquitetura), o francês Christian de Portzampac, elas estão sendo utilizadas para instalar esculturas em forma de conchas, um novo telhado e duas novas paredes.

A menos de 100 metros de distância, no Château La Dominique, construtores estão trabalhando na idéia de Jean Nouvel, outro ganhador do prêmio Pritzker. O projeto consiste em um jardim com painéis solares nos telhados, com capacidade para abrigar 400 pessoas. Iniciativa que deve colocar o proprietário do château, Clément Fayat, na vanguarda da tendência regional para a utilização de energias renováveis.

Cartão postal do Château La Dominique

"Nós estamos fazendo tudo isso um pouco tarde, deveríamos ter feito 40 anos atrás, mas antes tarde do que nunca", disse Fayat. O empresário pediu a Nouvel para que transformasse sua adega em uma verdadeira obra de arte.

Segundo Philippe Roud, professor especializado na história do comércio vinícola de Bordeaux, a utilização da arquitetura no comércio de vinhos é um fenômeno relativamente novo. "Os châteaux mais famosos do Medoc foram construídos no século XIX por proprietários ricos que queriam uma residência em seus vinhedos", explicou ele.

Com a concorrência cada vez maior do setor, muitas vinícolas têm procurado outras formas para atrair mais consumidores devotos. O enoturismo é uma delas. Transformar uma adega em um local para reunir convidados, organizar eventos e apresentar o "negócio do vinho" a visitantes, tem sido a escolha de muitos produtores para alavancar suas vendas.

Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

+ 100 vinhos de 100 pontos serão leiloados para ajudar crianças carentes na Flórida

+ Casa de champanhe lança gaiola desenhada por arquiteta espanhola

Evento traz gigantes do vinho argentino e de Bordeaux a São Paulo

+ Babuínos ameaçam vinícola na África do Sul

+ Morre um dos símbolos da icônica Bordeaux, Thierry Manoncourt

palavras chave

Notícias relacionadas