11.Set - Efeito Estufa

Aumento de temperatura média causa alarde


No mundo inteiro, uvas estão sendo afetadas pelas mudanças climáticas: um aumento nas temperaturas significa que as uvas irão amadurecer mais rápido, e produtores estão colhendo as safras cada vez mais cedo. Até agora as mudanças não estão afetando a qualidade da vinha, pelo contrário, calcula-se que este ano haverá um aumento de 11% no número de uvas colhidas.

Mesmo sem haver perda na qualidade da fruta, os produtores de vinhas de todo o mundo estão começando a se preocupar. Um estudo da Universidade de Oregon do Sul, nos EUA, confirmou que o aumento das temperaturas globais está causando mudanças no ciclo de maturação natural das uvas.

Na França, enólogos alertaram que se as temperaturas continuarem a subir, as áreas produtoras terão que ser mudadas mil quilômetros ao norte, esvaziando regiões inteiras.

De acordo com uma reportagem publicada em 2009 pelo GreenPeace, a temperatura média dos últimos dez anos aumentos 1,26º. Caso essa média chegue a mais de 1,5º, as safras terão que ser colhidas com um adiantamento de três semanas, perdendo assim algumas características essenciais.

Quando a uva amadurece muito rápido, o tempo é insuficiente para segurar a qualidade, tanto a cor quanto o sabor. "Quando o nível de acidez caí, mas o nível de potássio continua subindo, o vinho perde o frescor, fica mais desgastado e com maior risco de contaminação", explicou o presidente da Academia do Vinho, Pancho Campo.

Outra conseqüência do aumento de temperatura é a resistência que as pragas adquirem. Quando há excesso de calor, as espécies nocivas se proliferam com maior rapidez, causando danos muito maiores.

Todos esses fatores motivaram novas áreas a desenvolver o plantio mais pesado, como a Patagônia, na Argentina, que agora está sendo considerada a nova "terra prometida" dadas suas características ambientais favoráveis para o cultivo de vinho.

Confira as últimas notícias sobre o mundo dos vinhos...

+ O Melhor Vinho do dia: Ao tênis e aos vinhos da Argentina!

+ Chef do "Hell's Kitchen" vai assinar vinhoChef do "Hell's Kitchen" vai assinar vinho

+ Novas regras para safra de Champagne

+ O Melhor Vinho do dia: Ao sucesso do cinema brasileiro!

+ Columbia Britânica inicia a colheita de uvas brancas

Da redação

Publicado em 11 de Setembro de 2009 às 13:50


Notícias