Revista ADEGA
Busca

20.fev - Austrália: os danos causados

Austrália: os danos causados pelos incêndios:


Vinícola atingida pelo fogo em Yarra Valley

Doze dias após temporada de calor recorde ter desencadeado uma onda de incêndios florestais devastadores em toda a Austrália, principalmente ao sul, no estado de Victoria, uma temperatura mais amena está ajudando os bombeiros a ganhar a batalha contra as chamas que restam. Enquanto isso, a indústria vitivinícola está começando a avaliar o volume da destruição causada nas vinícolas, vinhas e vidas.  


O número oficial de mortes chegou a 201 nesta quarta-feira (18), fazendo destes incêndios, o maior desastre na história da Austrália. Ao menos 7.500 pessoas estão desabrigadas por conta de 24 incêndios que devastaram mais de 1,1 milhões de hectares de terras. Além disso, ocorreram algumas prisões e pelo menos um homem foi acusado de aterá fogo causando morte.

As zonas montanhosas ao norte do Yarra Valley foram as mais atingidas em termos de perda de vidas e bens. A indústria vinícola australiana lamenta a morte do mais importante distribuidor de vinhos da Austrália, Rob Davey, que faleceu devido aos incêndios na cidade de Kinglake, devastada pelo fogo.


Os danos às vinhas foram mais graves na região noroeste do Yarra Valley, atingindo as áreas de St. Andrews, Diamond Creek, Steels Creek, Dixons Creek, Chum Creek, Yarra Glen e Coldstream.

Até quarta-feira, o fogo continuava a queimar no norte e sul do Yarra Valley, com alguns foco de incêndio. Mas embora muitas frutas tenham escapado do fogo e da fumaça, essa onda recorde de calor pode causar uma diminuição na plantação, pois as folhas acabam murchando.


Para os menos favorecidos, a assistência chega de toda parte da Austrália e do. A Cruz Vermelha australiana já levantou mais de 65 milhões de dólares para ajuda às vítimas dos incêndios. Muitas vinícolas têm trabalhado juntas para superar os estragos, oferecendo barris, espaço para fermentação, frutas e até trabalhadores para as propriedades mais atingidas.

Leia mais sobre os desatres causados pelo fogo na Austrália em:

+Incêndios na Austrália destroem vinícolas

+ Incêndios continuam a destruir vinhedos e vinícolas na Austrália.

Redação
Publicado em 20/02/2009, às 11h48 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h45


Mais Notícias