Revista ADEGA
Busca

Vinho - 10.Jun - Vinho e Saúde

Beber moderadamente pode diminuir riscos de Alzheimer


Pesquisadores da Universidade de Valência, na Espanha, examinaram a relação entre o fumo, o álcool e a doença de Alzheimer. Eles descobriram que aqueles que bebem com responsabilidade e não fumam tem menos risco de desenvolver a doença degenerativa do cérebro.

Para o estudo, os pesquisadores reuniram dados de 442 idosos que vivem na região de Valência, dos quais 176 tinham sido diagnosticados com Alzheimer.

Os resultados relataram que pessoas que bebem quantidades moderadas de álcool, cerca de um a dois drinques por dia, tem menos chances de desenvolver o mal de Alzheimer. Entretanto, esse dado variou de acordo com o sexo das pessoas analisadas. As mulheres que bebiam moderadamente e não fumavam tiveram um risco 52% mais baixo de desenvolver a doença do que aquelas que se abstinham de ambos. Para os homens, o risco foi 20% menor.


Entretanto, o estudo não foi tão claro em outros fatores. Por exemplo, as mulheres que fumavam, mas não bebiam, não tinham nenhum risco a mais de desenvolver a doença do que aquelas que se abstinham de ambos. O curioso é que, para aquelas que consumiam tanto álcool como tabaco, o risco de Alzheimer aumentava. Os pesquisadores concluíram que mais investigações eram necessárias.

"Os efeitos interativos de fumar e beber são gerados pelo fato de que tanto o álcool como o tabaco afetam os receptores do cérebro", explicou a pesquisadora Ana Garcia. Ela também acrescentou que os resultados mostram a necessidade de considerar as interações entre tabaco e o consumo de álcool ao avaliar os efeitos do tabagismo ou da bebida sobre o risco de Alzheimer.

Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

+ Concha y toro inova e lança site de vinhos chilenos

+ Magnata do petróleo planeja comprar vinícola francesa

+ Governo dos EUA doará 1,75 milhão de doláres para deter traça

+ Vinícola francesa é comprada por grupo de investimentos

+ Buscando sustentabilidade, evento lança novo tipo de filtro de vinhos

+ Construção de trem na França desperta ira de viticultores

Redação
Publicado em 10/06/2010, às 08h10 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h46


Mais Notícias