Mundovino

Britânicos confundem termo terroir com raça de cachorro

Pesquisa revela lacunas no conhecimento dos britânicos em relação ao vinho


Parte dos entrevistados também apontaram o termo Sauternes poderia ser de algum planeta

Uma pesquisa entre britânicos mostrou que 34% dos entrevistados acreditavam que o termo “terroir” se referia a uma raça de cachorros. Pois é. Mas isso não é tudo, porque 30% das pessoas acreditavam que o termo na verdade se referia a um tipo de “filme de terror francês”.

Leia mais:

Qual o significado de Terroir?

Termos que descrevem o vinho

O que significa o famoso termo francês “Cru”?

A pesquisa foi encomendada pela Wine & Spirit Education Trust e contou com 2 mil participantes. Além dessa pequena confusão, uma parte dos entrevistados também atribuiu o termo “Sauternes” a um possível planeta (7% das respostas), enquanto outros (20%) disseram que se tratava de um resort e boa parte (29%) afirmou que Sauternes era um tipo de laranja.

Quando questionados sobre o que seria bouchonné (corked, em inglês), 37% das pessoas pensaram que isso significava que havia pedaços de cortiça quebrados dentro na garrafa e 7% pensaram que é um termo para quando se está bêbado. No entanto, 51% das pessoas disseram que queriam aprender mais sobre o vinho. Ian Harris, CEO da Wine & Spirit Education Trust, disse: “Com todo um mundo de vinhos por aí para descobrir, não surpreende que haja lacunas no conhecimento ou que a perspectiva de aprender mais possa parecer intimidadora. É encorajador, no entanto, ver que tantos britânicos desejam obter mais conhecimento sobre uma de suas bebidas favoritas”.

No que diz respeito à alimentação, 28% dos entrevistados disseram que combinaram com sucesso vinhos específicos com determinados pratos. No entanto, 55% disseram que não saberiam por onde começar com a harmonização de vinhos e alimentos. E 17% dos entrevistados disseram que ficaram “traumatizados por garçons esnobes”.

O principal motivo para a escolha de um vinho foi “Eu bebi antes e adorei”, com 34% das respostas, seguido de perto, com 33%, que admitiu que escolhem um vinho com base em “um rótulo atraente”.

Veja também:

5 elementos fundamentais do terroir

Entenda termos usados por críticos de vinho

ASSINE JÁ A REVISTA ADEGA. DESCONTOS DE ATÉ 76% 

Da redação

Publicado em 20 de Novembro de 2019 às 12:00


Notícias terroir raça de cachorro Wine & Spirit Education Trust

Artigo publicado nesta revista