Café - 13.Ago - Descoberta

Cafezais do século XIX voltam à ativa em Goiás

por Redação

Os visitantes de Alto do Paraíso, ponto turístico de Goiás, já podem contar com um novo atrativo para a sua viagem: o café da região.

Moradores acreditam que os cafezais plantados na cidade foram trazidos por Bandeirantes que exploraram o local no início do século XIX.

Com essa descoberta, a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), com a coordenação dos pesquisadores da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), resolveu iniciar um projeto para resgatar o cultivo do café como a fonte de renda da região.

Até os anos 60, a maioria dos moradores vivia da agricultura, mas com a construção de Brasília e a criação do Parque Nacional, o turismo despontou no local e as pessoas começaram a se dedicar mais a esse tipo de trabalho.

A iniciativa da Embrapa irá implantar a cafeicultura orgânica e agroecológica na região. Como o local recebe diversos turistas ao longo do ano, o produto poderá ser vendido na própria cidade ou em outros mercados.

ESPECIAL:Um cafezinho? Não, "O" café - Atualmente não é mais possível pedir um cafezinho simples, pois, como o vinho, o café tem outras tantas complexidades que tornam seus sabores e aromas tão atraentes

Confira as últimas notícias sobre café...

+ Língua de provador de café é segurada em 34 milhões de reais

Preço do cafezinho aumenta a partir dessa semana

+ Fazenda de café em São Paulo completa 150 anos

+ Café do Centro abre cafeteria temporária em São Paulo

+ Pesquisadores brasileiros desenvolvem café naturalmente sem cafeína

palavras chave

Notícias relacionadas