Revista ADEGA
Busca

15.Jul - Saúde

Cápsulas de resveratrol não superam um copo de vinho


Copo de vinho ainda é melhor dieta
A descoberta, em agosto de 2003, de que consumo de resveratrol teria o poder de estender o tempo de vida causou um fascínio poucas vezes visto na humanidade.  

Presente no vinho tinto, o resveratrol é um polifenol que pode ser encontrado principalmente nas sementes de uvas e na película das uvas pretas.

O mais tradicional dos vinhos, o tinto, além de todos os seus atrativos, carrega em si este saudável e precioso componente. Depois de dois copos, a concentração do sangue do consumidor da bebida já é suficiente para suprimir a formação de coágulos sanguíneos e aumentar a eficácia do sistema imunológico.

Doses maiores da bebida, porém, teriam aumentado a vida de moscas, peixes e leveduras, mostrou o estudo.

Sabendo disso, empresários, prometendo aos consumidores um alongamento de vida,  se incumbiram de inventar suplementos com doses maiores da substância, em substituição de hábitos da alimentação saldáveis - nesse caso a alimentação se refere também ao consumo de vinho.     

Mas, de acordo com os cientistas, a ideia de vender o suplemento como um milagroso "anti-envelhecedor" não é consistente. De fato, o Ferenezi mercadológico em torno do revetatrol é um claro exemplo de o como a ciência acaba distorcida quando se mistura com esperanças e emoções. Os textos que acompanham estas cápsulas prometem restaurar a vitalidade e combater doenças como câncer e diabetes.

"Estou surpreso com o interesse, porque os efeitos em longo prazo no ser humano ainda não são conhecidos", diz David Sinclair, professor do instituto de Patologia da Escola de Medicina de Harvard, que foi um dos pioneiros da pesquisa com resveratrol. "Os efeitos em curto prazo são bons. Mas não sabemos o que acontecerá daqui a duas décadas", diz.

Sem resultados conclusivos, o mais indicado é manter uma dieta saudável, com doses moderadas da substância.

Confira as últimas notícias sobre o mundo dos vinhos...

+ Região produtora do Prosecco vai virar DOCG em agosto

+ Degustação promove vinhos portugueses no Brasil

+ Vinhos brasileiros são premiados nos Estados Unidos

+ O Melhor Vinho do dia: Um legítimo Champagne no Dia da Bastilha!
+ O Melhor Vinho do dia: Para acompanhar o crescimento da economia brasileira!

Redação
Publicado em 15/07/2009, às 09h29 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h46


Mais Notícias