por Redação
A assinante sorteada na promoção porta vinho ADEGA
foi Neide G. Dutra, de Florianópolis, Santa Catarina,
que receberá seu brinde em casa.
PROMOÇÃO – LIVRO “MOLHOS E AZEITES DE OLIVA ESPANHOL”
Nas próximas três edições, ADEGA vai sortear o livro “Molhos com Azeite de Oliva Espanhol”. A publicação traz 365 receitas de molhos à base de azeite, uma para cada dia do ano. Para participar, basta ser assinante da revista. Ainda não é? Acesse assineinner.com.br, faça sua assinatura e concorra a prêmios exclusivos.
VISITA A REIMS
Amigos da revista ADEGA, compro todos os meses esta excelente publicação para os amantes do vinho. Como a gente acaba, pela leitura mensal, parecendo íntimo dos colunistas da revista, tomo a liberdade de solicitar uma pequena dica para uma viagem que vamos realizar a Paris em setembro. Vamos a família toda e, como estou iniciando meu fi lho nesta paixão que é o mundo do vinho, pretendemos ir a Reims. Gostaria muito, se não for pedir demais, que pudessem me dar dicas de visitas a produtores de Champagne e também algumas opções de pernoite na região. Como a gente sempre abusa dos “amigos”, seria demais pedir uma reportagem sobre Reims em alguma edição da revista? Agradeço muito pela atenção e aguardo algumas dicas por email. Queremos providenciar a viagem até a região e reservar, em breve, nossa estadia.
Carlos Ricardo Rossetto
#Q#
Quem responde é nosso editor de vinhos, Luiz Gastão Bolonhez: Reims é uma das cidades mais lindas da França. Sua catedral é absolutamente fascinante. Foi palco das coroações dos reis de França durante séculos. A região da Champagne é mágica, pois o que predomina por lá o glamour da cultura deste vinho. Não deixe de visitar, além de Reims, as vizinhanças de toda região. Fundamental passar pelas grandes casas como Veuve Clicquot e Taittinger em Reims.
A Tattinger está instalada na antiga catedral da cidade (Saint Nicaise). Você não terá difi culdades em visitá-las, pois elas oferecem visitas guiadas durante vários dias da semana. Consulte os sites. Em Epernay, visite a Möet & Chandon e veja “in loco” a estatua de Dom Perignon. Outra casa imperdível é a Laurent Perrier em Tournous- Sur-Marne. Dará mais trabalho, mas com um pouco de insistência você conseguirá é passar pelas petit maisons, casas que produzem quase artesanalmente. Visitar Krug, Jacquesson, Gosset e principalmente Salon, é para colocar no “resumé” de qualquer um – caso você consiga agendar. Para pernoite na região, o Mercure de lá é sensacional. Um dos melhores restaurantes de Reims, é o Boyer, Les Crayeres.
Quero felicitá-los pelo magnífi co conteúdo e fantástico aspecto gráfi co de ADEGA. Se estiverem planejando uma visita a Portugal, terei muito prazer em lhes mostrar a Aliança e convidálos a partilhar conosco um belo leitão à Bairrada.
Eduardo Medeiro
PARABÉNS DA BORGONHA
Sua revista é muito bem feita, muito clara e me dá uma imagem muito precisa do consumidor brasileiro. Espero ter a oportunidade de recebê-los na Borgonha e de lhes desevendar não só nossos vinhos, mas também os “crémants”.
Denis Rimbert
MAPAS DO URUGUAI
Estava relendo a matéria sobre o enoturismo no Uruguai (Adega nº 52). Bastante bem feita, abrangente. Mas me deparei com o que para mim é uma falha: a falta de mapas. Pareceme importante ter mapas abrangentes, por exemplo, de todo os países, e mapas mais específi cos, com algum detalhe. Lembro do riquíssimo artigo sobre o Loire, por exemplo. Dá trabalho buscar outros materiais, ainda mais quando não se está estudando, mas atualizando – informalmente – nosso conhecimento.
Rodrigo Britto
escreva para redacao@revistaadega.com.br
+lidas
1000 Stories, história e vinho se unem na Califórnia
Vinho do Porto: qual é a diferença entre Ruby e Tawny?
Pós-Covid: conheça cinco formas para recuperar seu olfato e paladar enquanto se recupera
Os mais caros e desejados vinhos do mundo!
Notas de Rebeldia: Um brinde ao sonho e à superação no mundo do vinho