Vinho - 03. Mai - Champagne mais antigo do mundo

Champagne mais antigo do mundo, garrafa de Veuve Clicquot será leiloada na Finlândia

por Redação

A garrafa do champagne mais antigo do mundo, um Veuve Clicquot, será leiloada em junho. Ela foi encontrada em julho de 2010, junto com outras 168 garrafas, em um navio naufragado há 200 anos no mar Báltico.

A embarcação é datada da segunda quinzena do século XIX e foi localizada no arquipélago Åland, na Finlândia. Seu nome ainda é desconhecido, tal como seu destino, mas pensa-se que o barco se dirigia a São Petersburgo, à corte do imperador russo Nicolas I.

Divulgação
Garrafa de Veuve Clicquot é encontrada no fundo do mar Báltico

As garrafas foram inicialmente identificadas como da Champagne Juglar, casa que foi comprada pela Champagne Jacquesson. Mais tarde, especialistas descobriram que algumas delas eram Veuve Clicquot, de 1840.

As garrafas leiloadas serão uma de cada tipo. O evento ocorrerá no Centro de Cultura e Leilão Alandica, em Åland, no dia 3 de junho, pela Acker Merrall & Condit, a maior casa de leilão de vinhos do mundo. Estima-se que seu valor poderá atingir 100 mil euros.

Essi Avellan MW, editor da revista FINE Champagne na Finlândia, provou-as em novembro e disse que elas estavam "notavelmente 'frescas'" e em ótimas condições. Segundo especialistas, a maneira pela qual elas foram conservadas é o que as tornam tão valiosas. Por conta da temperatura constante e das baixas condições de luz, a qualidade da bebida manteve-se impecável, tanto quanto as notas florais e o buquê.

John Kapon, CEO da Acker, disse que "tendo sobrevivido quase dois séculos, não há precedentes dessas garrafas de Champagne. E para nós é um grande privilégio poder ser parceiro do governo de Åland ao presentear o mundo com esses vinhos exclusivos".

Mais notícias sobre vinhos...

+ Novos rótulos de vinho grego mesclam conceitos clássicos e modernos

+ Pesquisa sobre clonagem facilita produção de Petite Sirah na Califórnia
Vinho tinto diminui chances de desenvolver "tremedeira"

Expovinis chega ao fim e ADEGA agradece a visita de todos

+ Robert Parker viaja à Espanha para participar de evento e ser homenageado

palavras chave

Notícias relacionadas