por Redação
O processo: produzir vinho. Engarrafá-lo na Itália ou Nova Zelândia, enviá-lo em um pacote de apenas 9 litros de líquido e um lote inteiro de vidro.
"É tão antiquado, e eu só procurava por - eu não sei - uma solução do século 21", disse Matthew Cain, fundador e presidente da Yellow+Blue Wines, na Pensilvânia, EUA. Enquanto o vidro se mantém como padrão de ouro para um vinho que vai para uma adega, ele diz, a maioria do consumo nos EUA ocorre apenas algumas horas após a compra, e não em semanas ou anos.
Os vinhos são embalados em caixas Tetra Pak |
Para um consumo rápido, Cain resolveu, em 2008, inovar. Ele escolheu vinhos prontos, de vinícolas orgânicas e, ao invés de engarrafá-los no próprio local, ele enviou a bebida para a América do Norte em tanques isolados de aço.
O custo para a Y+B foi por volta de 40% a mais que usando 'flexitanks' - grandes sacolas plásticas dentro de contêineres -, um método comum de transporte em massa. Mas manter a temperatura do vinho em trânsito assegura a qualidade do produto. E, Cain diz, o impacto no meio ambiente foi diminuído substancialmente: "Nós medimos nosso nível de emissão de carbono e é metade do que seria se o mesmo vinho fosse entregue no mesmo lugar em vidro". Uma vez na America do Norte, o vinho é embalado em, pasme, caixinhas de papelão (iguais as utilizadas em leites longa vida).
"Quando nós lançamos o primeiro vinho em maio de 2008, todos pensaram que eu era maluco, porque eu vim de uma produção pequena francesa, de alto nível, e realmente cara, e cá estou eu tentando vendê-lo em caixas. Nós não estamos usando essa embalagem como truque publicitário. Nós a usamos como uma solução real para a questão ambiental".
A Y+B vende por US$10,99 a caixa, que pode ser encontrada em lojas direcionadas a entusiastas de vinho e nos melhores restaurantes. As vendas da empresa cresceram de 7 mil caixas em 2008 para 25 mil no ano passado, e Cain estima que aumentará nesse ano para 35 mil. Apesar se receber propostas de 20 países, ele prefere manter o foco nas vendas dos EUA. O objetivo: 100 mil caixas ao final de 2013.
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