Revista ADEGA
Busca

Vinho - 16.Jul - Mercado

Comerciantes acreditam que China será mercado-chave para Bordeaux 2009


As vendas da safra 2005 de Bordeaux quebraram recordes, mas nada se compara com o que está se tornando a 2009.

Os vinhos nem sequer foram engarrafados, mas já alcançaram os mil euros, de acordo com a organização Bordeaux Wine Spirit Brokers Association. A associação acredita que a exploração de preços se deve, principalmente, aos especuladores e compradores chineses.

Elogiada por Robert Parker como a melhor que o crítico de vinhos americano já provou, a safra 2009 está ficando de 20 a 30% mais cara do que a de cinco anos atrás.

Georges Haushalter da organização Bordeaux Wine Merchants Association, diz que é tudo uma questão de oferta e demanda. "A oferta dos melhores Grand Crus é limitada, mas a demanda é maior por causa da safra excepcional e também pela chegada dos chineses ao mercado", disse ele.

De acordo com Haushalter, os compradores da China estão particularmente interessados nas propriedades mais conhecidas de Medoc e não querem perder uma safra histórica.

Enquanto os volumes de exportação caíram quase 14% no ano passado, as vendas para o mercado chinês quase duplicaram. Os comerciantes de vinho, especialmente os da Grã-Bretanha, acreditam que a China será um alvo-chave para esta safra.

No entanto, para o vinicultor Jean Philippe Delmas essa situação não será permanente. De acordo com o produtor, outros compradores entrarão em breve no mercado: "a China está aumentando a pressão, mas em cerca de 10 anos estaremos falando na América do Sul".

ESPECIAL:Os desafios do Oriente - Vinho combina com culinária asiática? ADEGA quis pôr à prova as combinações mais ousadas e teve sucesso

Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

+ Vinicultores organizam festival de jazz na França com artistas brasileiros

+ Crescimento argentino nos EUA é passageiro, diz órgão de vinhos do Chile

+ Complexidade dos vinhos espanhóisassusta consumidor norte-americano

+ Copa do Mundo alavancou vendas de vinhossul-africanos

+ Centro dovinho francês será inaugurado na China
+ Franceses realizam festivais para celebrar"vinho milagroso"

Redação
Publicado em 16/07/2010, às 08h55 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h46


Mais Notícias