• APRENDER
  • CURIOSIDADES
  • PERFIL
  • SABOR
  • MERCADO
  • REVISTA
  • CLUBE
Assine
Facebook Revista ADEGAInstagram Revista ADEGA
  • APRENDER
  • CURIOSIDADES
  • PERFIL
  • SABOR
  • MERCADO
  • REVISTA
  • CLUBE
  • Vinho e saúde mental

    Consumo moderado de vinho pode reduzir risco de depressão, diz estudo

    Cientistas mostram que consumo moderado de álcool diminuiu os riscos à saúde mental

    por Redação

    vinho e depressão
    Estudo espanhol aponta relação entre vinho e menores taxas de depressão - AI

    Um estudo conduzido por especialistas espanhóis da área médica apontou que o consumo moderado de vinho pode estar relacionado a menores taxas de depressão. A equipe publicou o estudo na revista BMC Medicine.

    Sabedores da boa relação entre vinho e saúde, os cientistas queriam testar se esses benefícios à saúde poderiam também afetar o bem-estar mental das pessoas. Para avaliar isso, colheram dados de 5.505 homens e mulheres participantes do estudo PREDIMED, que determina o impacto da dieta mediterrânea nas doenças cardiovasculares. Nenhum dos participantes relatou depressão, problemas com álcool ou outras doenças notáveis quando aderiram ao estudo.

    Clique aqui e assista aos vídeos da Revista ADEGA no YouTube

    Depois de um acompanhamento de sete anos, os pesquisadores apontaram quantas pessoas foram diagnosticadas com depressão e analisaram os hábitos de consumo de álcool. Eles descobriram que a ingestão moderada, de 5 a 15 gramas por dia, está associada a uma taxa 28% menor de chance de depressão. E o consumo de vinho, entre duas e sete taças por semana, está relacionado a uma taxa 32% menor de depressão.

    “O vinho pode ajudar a prevenir a depressão entre as pessoas que não estão deprimidas, mas não podemos dizer que ele pode ajudar aqueles que já estão”, atesta Miguel Martínez González, coautor do estudo.

    Segundo os cientistas, uma das explicações para essa ajuda na saúde mental pode vir do resveratrol que tem propriedades neuroprotetoras. “Neuroproteção aplicada ao hipocampo (área que tem papel fundamental no desenvolvimento da depressão aguda) pode prevenir quem bebe moderadamente de desenvolver depressão”, diz o estudo.

    Gostou? Compartilhe

    Facebook Revista ADEGAInstagram Revista ADEGA

    palavras chave

    Vinho e bem-estarBenefícios do vinhoconsumo moderado de vinhoresveratrol vinhodieta mediterrânea vinhovinho saúde mentalvinho prevenção depressãovinho BMC Medicineestudo consumo de vinhovinho e depressão

    Notícias relacionadas

    GARRAFA DE VINHO

    Preços do Chianti Classico caem 30% na Itália

    vinhedo

    Rioja cria categoria para vinhos com menos álcool em 2026

    GARRAFA DE VINHO

    Treasury Wine prevê impacto de US$ 394 milhões nos EUA

    Colheita de uvas no vinhedo

    Vindima 2026 começa mais cedo no Vêneto

    Argentina

    Argentina propõe mudanças amplas na Lei Geral de Vinhos

    Colheita de uvas à beira do vale

    Galícia pode ter vindima recorde em 2026

    Colheita de uvas ao pôr do sol

    Itália antecipa vindima de 2026 em Franciacorta e Sicília

    Vinhedo Dourado à Beira do Lago

    Vinícola histórica de Nova York receberá US$ 47 milhões

    Vinhedo ao Entardecer Sob Fumaça e Fogo

    Mudança climática pode redesenhar mapa do vinho na Califórnia

    Colheita de uvas no vinhedo

    Crémant da Borgonha tem vindima mais precoce da história

    Cabernet sem fronteiras

    Escolha sua assinatura

    Impressa
    1 ano

    Impressa
    2 anos

    Digital
    1 ano

    Digital
    2 anos

    +lidas

    Galícia pode ter vindima recorde em 2026
    1

    Galícia pode ter vindima recorde em 2026

    Itália antecipa vindima de 2026 em Franciacorta e Sicília
    2

    Itália antecipa vindima de 2026 em Franciacorta e Sicília

    Biondi\u002DSanti: a família que ajudou a criar o Brunello
    3

    Biondi-Santi: a família que ajudou a criar o Brunello

    Vinícola histórica de Nova York receberá US$ 47 milhões
    4

    Vinícola histórica de Nova York receberá US$ 47 milhões

    Confira a programação do I Fórum de Enoturismo e Gastronomia das Américas
    5

    Confira a programação do I Fórum de Enoturismo e Gastronomia das Américas

    Revista ADEGA
    Revista TÊNIS
    AERO Magazine
    Melhor Vinho

    Inner Editora Ltda. 2003 - 2022 | Fale Conosco | Tel: (11) 3876-8200

    Inner Group