• APRENDER
  • CURIOSIDADES
  • PERFIL
  • SABOR
  • MERCADO
  • REVISTA
  • CLUBE
Assine
Facebook Revista ADEGAInstagram Revista ADEGA
  • APRENDER
  • CURIOSIDADES
  • PERFIL
  • SABOR
  • MERCADO
  • REVISTA
  • CLUBE
  • Drops

    Frequência de consumo de vinho interfere na saúde

    Pesquisa da University College London e da Universidade de Cambridge mostra que, além da quantidade, a frequência de consumo de vinho também importa para a saúde

    por Redação

    Estudos recentes mostram que não é apenas a quantidade de álcool ingerida que influencia em nossa saúde cardíaca, mas também a frequência de consumo. Uma meta-análise sobre a relação entre o álcool e as doenças cardíacas sustenta esta tese. Nela, os pesquisadores descobriram que aqueles que consumiram álcool com moderação de forma consistente foram menos propensos a sofrer um ataque cardíaco.

    A análise, conduzida por pesquisadores da University College London e da Universidade de Cambridge, publicada na revista BMC Medicine, avaliou seis estudos (cinco britânicos e um francês) que examinaram os padrões de consumo das pessoas e seu risco de desenvolver doenças cardíacas. O consumo de álcool em mais de 35.000 participantes (62,1% dos quais eram do sexo masculino) foi avaliado em três níveis diferentes ao longo de 10 anos.

    Os níveis de consumo foram medidos com base no teor alcoólico do número de drinks de cada pessoa, de acordo com as diretrizes de cada país. O consumo moderado foi considerado de até 168 gramas de etanol (ou 12 drinks, pelos padrões dos Estados Unidos) por semana para homens e até 112 gramas de etanol (ou 8 drinks) por semana para mulheres. Os pesquisadores também usaram esses dados para determinar se os hábitos de consumo de cada indivíduo permaneciam consistentes ao longo do tempo.

    No decorrer do período, cerca de 5% dos participantes tiveram um evento doença cardíaca, significando um ataque cardíaco. Comparado com bebedores consistentemente moderados, aqueles que bebiam de forma inconsistente com moderação, abstêmios e ex- -bebedores, todos tinham um risco maior de desenvolver doenças cardíacas – com ex-bebedores tendo o maior risco.

    Eles descobriram que, na categoria de abstêmios, o maior risco de doença cardíaca parecia se aplicar apenas às mulheres. Quando eles dividiram os dados por idade, descobriram que o risco elevado entre bebedores inconsistentemente moderados estava presente apenas em participantes com mais de 55 anos. O estudo sugere mudanças no estilo de vida – como a aposentadoria, que ocorre em conjunto com níveis mais altos de consumo – como uma explicação para essa descoberta.

    “Em geral, os resultados deste estudo apoiam a noção de um efeito cardioprotetor da ingestão moderada de álcool. No entanto, crucialmente, a estabilidade no nível de consumo de álcool ao longo do tempo parece ser um modificador importante dessa associação”, afirma o estudo.

     + Acompanhe as notícias de saúde

    Gostou? Compartilhe

    Facebook Revista ADEGAInstagram Revista ADEGA

    palavras chave

    SaúdeSaúde e vinhoConsumo de vinho

    Notícias relacionadas

    Gustavo Lopes, Gustavo Feliciano e Heitor Kadri

    Fórum de Enoturismo e Gastronomia das Américas abre agenda com jantar em São Paulo

    GARRAFA DE VINHO

    Preços do Chianti Classico caem 30% na Itália

    vinhedo

    Rioja cria categoria para vinhos com menos álcool em 2026

    GARRAFA DE VINHO

    Treasury Wine prevê impacto de US$ 394 milhões nos EUA

    Colheita de uvas no vinhedo

    Vindima 2026 começa mais cedo no Vêneto

    Argentina

    Argentina propõe mudanças amplas na Lei Geral de Vinhos

    Colheita de uvas à beira do vale

    Galícia pode ter vindima recorde em 2026

    Colheita de uvas ao pôr do sol

    Itália antecipa vindima de 2026 em Franciacorta e Sicília

    Vinhedo Dourado à Beira do Lago

    Vinícola histórica de Nova York receberá US$ 47 milhões

    Vinhedo ao Entardecer Sob Fumaça e Fogo

    Mudança climática pode redesenhar mapa do vinho na Califórnia

    Cabernet sem fronteiras

    Escolha sua assinatura

    Impressa
    1 ano

    Impressa
    2 anos

    Digital
    1 ano

    Digital
    2 anos

    +lidas

    Rioja cria categoria para vinhos com menos álcool em 2026
    1

    Rioja cria categoria para vinhos com menos álcool em 2026

    Argentina propõe mudanças amplas na Lei Geral de Vinhos
    2

    Argentina propõe mudanças amplas na Lei Geral de Vinhos

    Galícia pode ter vindima recorde em 2026
    3

    Galícia pode ter vindima recorde em 2026

    Itália antecipa vindima de 2026 em Franciacorta e Sicília
    4

    Itália antecipa vindima de 2026 em Franciacorta e Sicília

    Vinícola histórica de Nova York receberá US$ 47 milhões
    5

    Vinícola histórica de Nova York receberá US$ 47 milhões

    Revista ADEGA
    Revista TÊNIS
    AERO Magazine
    Melhor Vinho

    Inner Editora Ltda. 2003 - 2022 | Fale Conosco | Tel: (11) 3876-8200

    Inner Group