• APRENDER
  • CURIOSIDADES
  • PERFIL
  • SABOR
  • MERCADO
  • REVISTA
  • CLUBE
Assine
Facebook Revista ADEGAInstagram Revista ADEGA
  • APRENDER
  • CURIOSIDADES
  • PERFIL
  • SABOR
  • MERCADO
  • REVISTA
  • CLUBE
  • Alerta

    Mosca invasora preocupa vinhedos da Inglaterra

    Praga SWD avança e pode impactar qualidade e manejo do vinho inglês

    Ilustração para mosca no vinhedo

    por Redação

    A safra recorde de 2025 nos vinhedos da Inglaterra e do País de Gales, marcada por uvas mais maduras e colheita antecipada, passou a dividir espaço com uma nova preocupação no campo: a crescente presença da mosca spotted wing drosophila (SWD). O inseto, com apenas três milímetros, tem chamado a atenção de produtores por sua capacidade de perfurar a casca das uvas e acelerar processos de podridão próximos à vindima, o que pode comprometer a qualidade dos vinhos.

    Clique aqui e assista aos vídeos da Revista ADEGA no YouTube

    Diferentemente de outras drosófilas, a SWD consegue atacar frutos ainda intactos, abrindo caminho para doenças como sour rot e botrytis. Especialistas do setor vitivinícola britânico apontam que a praga já está amplamente estabelecida nas principais regiões produtoras e que o debate deixou de ser sobre sua chegada para se concentrar em quando e com que intensidade ela afetará cada safra.

    Consultorias e grupos técnicos do setor, como a WineGB, indicam que o impacto não é uniforme: vinhedos voltados para espumantes, que realizam colheitas mais precoces, tendem a sofrer menos perdas econômicas, enquanto áreas de maturação tardia, especialmente de Pinot Noir, enfrentam riscos mais constantes. Além disso, mesmo infestações discretas podem desencadear problemas sanitários significativos, alterando aromas, estrutura e estabilidade dos vinhos.

    LEIA TAMBÉM: Como um texano salvou o vinho francês da maior praga da história

    Outro fator que preocupa produtores é a relação entre a praga e as mudanças climáticas. Verões estáveis, outonos mais longos e invernos amenos favorecem múltiplas gerações do inseto e ampliam sua sobrevivência em áreas próximas aos vinhedos, como sebes, pomares e vegetação nativa. Esse cenário exige monitoramento sistemático, manejo de dossel mais eficiente e maior circulação de ar nas vinhas para reduzir ambientes úmidos propícios à proliferação.

    Diante desse novo contexto, o setor de vinhos britânico entra em uma fase de adaptação agronômica, na qual tecnologia, vigilância fitossanitária e ajustes no calendário de colheita passam a ser estratégicos. O avanço da SWD reforça que, mesmo em um momento de expansão e reconhecimento internacional do vinho inglês, a sustentabilidade da produção dependerá cada vez mais da capacidade de resposta a ameaças climáticas e biológicas no campo.

    Gostou? Compartilhe

    Facebook Revista ADEGAInstagram Revista ADEGA

    palavras chave

    Notícias relacionadas

    Ilustração

    Fraudes em vinhos raros entram em debate em Singapura

    Ilustração

    Simpósio em São Paulo debate vinho, saúde e consumo moderado

    Ilustração

    O novo jeito de beber vinho

    Imagem Jornalista e escritor Dias Lopes recebe titulo de Cidadão Paulistano

    Jornalista e escritor Dias Lopes recebe titulo de Cidadão Paulistano

    Vinhedos no Dão

    Vinhos brancos do Dão: elegância, frescor e os melhores rótulos

    Ilustração

    Cava amplia elite Paraje Calificado para 15 rótulos

    Ilustração

    Crus Bourgeois do Médoc ganham novo selo digital

    Ilustração

    Buraco em campo revela adega centenária esquecida

    Messe Düsseldorf / ctillmann

    ProWein: o vinho olha para novos consumidores e mercados em expansão

    Imagem Os melhores Vinhos Madeira produzidos e engarrafados pela vinícola Henriques & Henriques

    Os melhores Vinhos Madeira produzidos e engarrafados pela vinícola Henriques & Henriques

    Tour pela França

    Escolha sua assinatura

    Impressa
    1 ano

    Impressa
    2 anos

    Digital
    1 ano

    Digital
    2 anos

    +lidas

    O novo jeito de beber vinho
    1

    O novo jeito de beber vinho

    Simpósio em São Paulo debate vinho, saúde e consumo moderado
    2

    Simpósio em São Paulo debate vinho, saúde e consumo moderado

    Fraudes em vinhos raros entram em debate em Singapura
    3

    Fraudes em vinhos raros entram em debate em Singapura

    Novidade para preservar vinhos com tampa de rosca metálica
    4

    Novidade para preservar vinhos com tampa de rosca metálica

    Vinhos brancos do Dão: elegância, frescor e os melhores rótulos
    5

    Vinhos brancos do Dão: elegância, frescor e os melhores rótulos

    Revista ADEGA
    Revista TÊNIS
    AERO Magazine
    Melhor Vinho

    Inner Editora Ltda. 2003 - 2022 | Fale Conosco | Tel: (11) 3876-8200

    Inner Group