Vinho - 18.Mai - Centro do Vinho

Bordeaux terá construção futurista destinada ao vinho

por Redação

Bordeaux resolveu responder em grande estilo à obra do museu Guggenheim. É o projeto futurista do Wine Centre (Centro do Vinho), que será arquitetado pelos parisienses X-Tu e a companhia londrina Casson Mann, a qual desenvolverá o interior.

Divulgação
A obra será inteira de madeira e vidro, materiais presentes no processo de fabricação do vinho

Essas duas companhias foram selecionadas dentre os 113 candidatos, e começarão a executar o projeto em 2013, com previsão para acabar em 2014.

O diretor do projeto, Philippe Massol, em entrevista ao site Decanter.com, disse que eles "selecionaram a construção mais espetacular. Ela reflete o lado sensual do vinho, e está em harmonia com o rio de que ela estará à margem". Segundo Massol, a obra será inteira de madeira e vidro, "os quais eles mesmos são materiais usados no vinho".

O Wine Centre foi anunciado pela primeira vez em junho de 2009 pelo prefeito de Bordeaux Alain Juppé, o qual o chamou de "uma ferramenta necessária para estruturar toda uma economia".

"Haverá, claro, um aspecto cultural para o lugar, explicando a história do vinho, mas também será um centro turístico. E haverá um espaço para escritórios de companhias da indústria do vinho", destacou o prefeito.

O prédio de 10 mil m2 terá uma seção principal de três andares e uma torre elevada por uma plataforma de vista panorâmica. O esqueleto da construção será feito de madeira, coberto por duas camadas de vidro, e sobre o nível superior haverá painéis fotovoltaicos.

Os custos estão estimados em 55 milhões de euros, com 400 mil visitantes pagantes esperados para cada ano.

ESPECIAL:Bordeaux X Borgonha - ADEGA colocou lado a lado as duas principais regiões vinícolas do mundo

Mais notícias sobre vinhos...

+ Parceria entre Almanaque do Vinho e Diário de SP leva o mundo dos vinhos aos leitores

Premiação na London International Wine Fair indica melhora na qualidade dos vinhos

Rótulo de vinho australiano concilia história e modernidade

Moet Hennessy irá produzir espumante na China

Feira em Londres reúne mais de 1500 produtoras de vinho

palavras chave

Notícias relacionadas