Seca na Espanha

DO CAVA terá reserva de vinho base para enfrentar tempos de seca

Períodos de seca estão impactando a produção de Cava. A DO aprovou a reserva de vinho base para a região

DO Cava
DO Cava

por Sílvia Mascella

As mudanças climáticas estão afetando profundamente os processos dentro e fora das vinícolas. A escassez de chuvas prevista para este ano na região da Catalunha, nordeste da Espanha, onde estão localizados os vinhedos e a maioria das empresas produtoras de Cava, vai prejudicar a produção do espumante emblemático do país.

Para tentar diminuir os danos causados pela seca nesta safra (mas já prevendo que as regras poderão ser mantidas em outros anos), o conselho regulador da DO Cava está adotando medidas de exceção como a criação de um fundo de reserva de emergência de vinho base, com o nome de ‘fundo provisional’.

LEIA TAMBÉM: Vinhos brancos superam tintos e rosés na Espanha

A criação desse fundo, no entanto, precisou que a DO flexibilizasse algumas regras importantes da região, como a elevação do rendimento máximo dos vinhedos, que era de 12 mil quilos por hectare e que passa e ser de 15 mil quilos. Também passa a ser permitida uma maior extração de mosto, que era de 67% e passou para 74%. “Até agora não tínhamos tido a necessidade de dar esse passo, mas os modelos climáticos deste ano nos alertaram que era preciso tomar medidas para garantir a continuidade da produção e da qualidade de nossos espumantes”, afirmou o presidente do conselho regulador, Javier Pagés.

Monastrell
Monastrell, uma das uvas da DO Cava, foi uma das primeiras a serem utilizadas no corte.

A linha mais básica de Cava também poderá se beneficiar de outra mudança importante: serão permitidas uvas provenientes de parcelas de vinhedos de dentro do território da DO mas que não estão ainda registradas. Essa matéria prima poderá compor até 15% do vinho base e essa reserva deverá ser utilizada em até 3 anos. A utilização dessas uvas para a produção de vinho base não será permitida para as categorias superiores de Cava, onde o tempo de guarda é maior. As principais uvas que compõem os cortes de Cava são a Macabeo, Xarel-lo e Parelada. Mas também são permitidas a Chardonnay, Garnacha vermelha, Trepat e Monastrell.

palavras chave

Notícias relacionadas