Outras bebidas

Do Oriente para o Mundo

A vodka surgiu na Europa Ocidental como uma forma de combater as baixas temperaturas, mas conquistou paladares do mundo inteiro

por Fernando Roveri

Uma das características dos países da Europa Oriental é o inverno rigoroso. Em países como Rússia, Polônia, Ucrânia e República Tcheca, a temperatura ultrapassa os dez graus negativos. Para resistir ao frio, os povos da região criaram alimentos e bebidas fortes.

Foi dessa maneira que se originou um dos destilados mais consumidos do mundo, a vodka. Estudos apontam que esta bebida surgiu no século XIV, por volta de 1386, na Rússia. Seu nome significa "agüinha". Conhecida por sua pureza, a verdadeira vodka tem 40% de volume alcoólico.

#R#

As vodkas podem ser feitas através do mosto de diversos alimentos, como batata, centeio e milho. O processo de produção é demorado e requer várias etapas: obtenção do mosto, destilação, retificação, filtração e purificação. O mosto é obtido durante a fermentação dos cereais até a formação de um líquido. Esse processo também é responsável pelo sabor da bebida. Após essa etapa, o mosto é destilado e retificado várias vezes para retirar todas as impurezas, atingindo um altíssimo grau alcoólico (90oGL). O produto é então misturado à água até atingir o teor de álcool desejado. Finalmente, a bebida é filtrada.

Com o passar do tempo, a vodka passou a ser consumida além da Europa Oriental. Conquistou outros países, continentes, e hoje é degustada no mundo inteiro. Os mais tradicionais preferem consumi-la pura, ou com pedras de gelo e um toque de limão. No entanto, a vodka mostrou versatilidade nos bares do mundo todo, com o surgimento de drinques clássicos como o Cosmopolitan, nos Estados Unidos.

A produção da bebida torna-se cada vez mais diferenciada e exclusiva. Hoje, os produtores estão investindo em vodkas premium, voltadas para o mercado de luxo. Algumas utilizam trigo germinado no final do outono, com uma concentração maior de amido, imprimindo- lhes suavidade no sabor.

Na Europa, onde a vodka é bastante consumida, os produtos premium já fazem parte do mercado. No Brasil, está chegando aos poucos, para deleite dos apreciadores deste intenso e marcante destilado. Mas como não há temperaturas muito frias por aqui, ADEGA resolveu destacar alguns drinks clássicos, como o Dry Martini (com a substituição do gim), e o Cosmopolitan, a bebida preferida de Madonna.

Vodka Martini
Ingredientes:
- 75ml de vodka;
- 3 gotas de Dry Vermouth;
- 1 azeitona.
Preparo:
Adicione cubos de gelo na taça para mantêla gelada enquanto o drinque é preparado. Na coqueteleira, coloque alguns cubos de gelo, a vodka e as gotas de Dry Vermouth. Mexa suavemente com a colher-bailarina. Retire o gelo da taça, e adicione a mistura suavemente, para não criar bolhas. Por último, acrescente a azeitona.

Level Vodka/divulgaçãoNorth Side
Ingredientes:
- 60ml de vodka;
- 7 folhas de hortelã;
- 50 ml de xarope de açúcar;
- 15 ml de suco de limão.
Preparo: Adicione cubos de gelo na taça para mantê-la gelada enquanto o drinque é preparado. Na coqueteleira, adicione todos os ingredientes com alguns cubos de gelo. Feche o recipiente e bata algumas vezes, entre 20 e 30 segundos. Coloque um coador no recipiente e adicione a bebida na taça, sem os cubos de gelo. Se preferir, decore com uma folha de hortelã.

Cosmopolitan
Ingredientes
: - 50 ml de vodka;
- 10 ml de cointreau;
- 45 ml de suco de cramberry;
- Gotas de limão.
Preparo: Enquanto a taça é resfriada, adicione todos os ingredientes na coqueteleira com cubos de gelo e mexa suavemente com a colher-bailarina. Adicione a mistura na taça, sem cubos de gelo.

palavras chave

Notícias relacionadas