A vodka surgiu na Europa Ocidental como uma forma de combater as baixas temperaturas, mas conquistou paladares do mundo inteiro
por Fernando Roveri
Uma das características dos países da Europa Oriental é o inverno rigoroso. Em países como Rússia, Polônia, Ucrânia e República Tcheca, a temperatura ultrapassa os dez graus negativos. Para resistir ao frio, os povos da região criaram alimentos e bebidas fortes.
Foi dessa maneira que se originou um dos destilados mais consumidos do mundo, a vodka. Estudos apontam que esta bebida surgiu no século XIV, por volta de 1386, na Rússia. Seu nome significa "agüinha". Conhecida por sua pureza, a verdadeira vodka tem 40% de volume alcoólico.
#R#As vodkas podem ser feitas através do mosto de diversos alimentos, como batata, centeio e milho. O processo de produção é demorado e requer várias etapas: obtenção do mosto, destilação, retificação, filtração e purificação. O mosto é obtido durante a fermentação dos cereais até a formação de um líquido. Esse processo também é responsável pelo sabor da bebida. Após essa etapa, o mosto é destilado e retificado várias vezes para retirar todas as impurezas, atingindo um altíssimo grau alcoólico (90oGL). O produto é então misturado à água até atingir o teor de álcool desejado. Finalmente, a bebida é filtrada.
Com o passar do tempo, a vodka passou a ser consumida além da Europa Oriental. Conquistou outros países, continentes, e hoje é degustada no mundo inteiro. Os mais tradicionais preferem consumi-la pura, ou com pedras de gelo e um toque de limão. No entanto, a vodka mostrou versatilidade nos bares do mundo todo, com o surgimento de drinques clássicos como o Cosmopolitan, nos Estados Unidos.
A produção da bebida torna-se cada vez mais diferenciada e exclusiva. Hoje, os produtores estão investindo em vodkas premium, voltadas para o mercado de luxo. Algumas utilizam trigo germinado no final do outono, com uma concentração maior de amido, imprimindo- lhes suavidade no sabor.
Na Europa, onde a vodka é bastante consumida, os produtos premium já fazem parte do mercado. No Brasil, está chegando aos poucos, para deleite dos apreciadores deste intenso e marcante destilado. Mas como não há temperaturas muito frias por aqui, ADEGA resolveu destacar alguns drinks clássicos, como o Dry Martini (com a substituição do gim), e o Cosmopolitan, a bebida preferida de Madonna.
Vodka Martini
Ingredientes:
- 75ml de vodka;
- 3 gotas de Dry
Vermouth;
- 1 azeitona.
Preparo:
Adicione cubos de gelo na taça para mantêla gelada enquanto o drinque é preparado. Na coqueteleira, coloque alguns cubos de gelo, a vodka e as gotas de Dry Vermouth. Mexa suavemente com a colher-bailarina. Retire o gelo da taça, e adicione a mistura suavemente, para não criar bolhas. Por último, acrescente a azeitona.
North Side
Ingredientes:
- 60ml de vodka;
- 7 folhas de hortelã;
- 50 ml de xarope de açúcar;
- 15 ml de suco de limão.
Preparo: Adicione cubos de gelo na taça para mantê-la gelada enquanto o drinque é preparado. Na coqueteleira, adicione todos os ingredientes com alguns cubos de gelo. Feche o recipiente e bata algumas vezes, entre 20 e 30 segundos. Coloque um coador no recipiente e adicione a bebida na taça, sem os cubos de gelo. Se preferir, decore com uma folha de hortelã.
Cosmopolitan
Ingredientes
: - 50 ml de vodka;
- 10 ml de cointreau;
- 45 ml de suco de cramberry;
- Gotas de limão.
Preparo: Enquanto a taça é resfriada, adicione todos os ingredientes na coqueteleira com cubos de gelo e mexa suavemente com a colher-bailarina. Adicione a mistura na taça, sem cubos de gelo.
+lidas

Barricas híbridas unem madeira e pedra para renovar a experiência do vinho

Gérard Basset irá produzir vinhos de châteaux desconhecidos

Produtores de Vinho do Porto declaram Vintage em duas safras seguidas

ProWine São Paulo 2025 abre credenciamento

Cupido na porta da Deutz anuncia a champagne do amor com obra de arte na rolha