03.fev - Embaixador da UE impressiona-se

Embaixador da EU impressiona-se com Brasil

por Redação

Em uma visita que durou dois dias, João Pacheco, Embaixador da União Européia, afirmou ter se surpreendido pela diversidade da produção brasileira de vinhos. "Nunca vi tanta diferenciação de vinhos em propriedades com área de cultivo pequena como 15 hectares, por exemplo. Na Europa, vinícolas com a mesma área, produzem, no máximo, dois vinhos", destacou.

Ele aproveitou para visitar vinícolas da Serra Gaúcha e se reunir com lideranças no setor. Ao passar pelo Vale dos Vinhedos, afirmou que os vinhos elaborados no local são bem vistos nos países europeus, já que ela é a primeira região que conquistou a Indicação de Procedência no Brasil, ganhando o reconhecimento da União Européia em 2007. "Conhecer o Vale dos Vinhedos, uma das poucas regiões que a UE reconhece e que está fora dos países europeus é o grande motivo de minha visita", destacou. Além do Vale dos Vinhedos, apenas a região de Napa Valley é reconhecida pelo bloco europeu.


Em entrevista coletiva, o Embaixador disse que a União Européia tem interesse em participar da expansão dos vinhos brasileiros. "Nosso desejo é firmar um acordo bi-lateral entre os blocos da União Européia e do Mercosul, a fim de liberar o imposto de importação dos vinhos que hoje é de 27%", disse.

Ele ainda elogiou o País, "O que chama a atenção é que o Brasil não está parado e está preocupado em produzir o que o mercado procura".

palavras chave

Notícias relacionadas