Entre Cordilheiras

Entre duas cordilheiras: o melhor vinho do vale central do Chile

O vale central, local de produção dos grandes vinhos do Chile, está localizado entre duas cordilheiras

(c)Wines of Chile
(c)Wines of Chile

por Sílvia Mascella

Poucas regiões que produzem vinhos no mundo possuem diferenças tão radicais como o Chile. No país longo e estreito a região norte é marcada pelo deserto do Atacama (o mais seco do mundo) e a região sul é a zona úmida e fria da Patagônia. De leste a oeste, principalmente na parte mais central do país, o território quase que se espreme entre a cordilheira dos Andes e a cordilheira da Costa, que margeia o oceano Pacífico.

Essa variedade de condições de relevo, clima e solo tão distintas é que fazem do Chile um país com tanto a oferecer em seus vinhos. Com mais de 800 vinícolas e um forte programa de exportação, é normal que quem aprecia vinhos chilenos fique diante de muita oferta e enorme variedade de informação. É por isso que preparamos a lista abaixo, com os melhores vinhos do Vale Central degustados por ADEGA.

LEIA TAMBÉM: Chile, crescimento de exportações e comportamento da safra 2024

Pela classificação oficial chilena, em sua bem ordenada vitivinicultura, o Vale Central fica na região denominada de ‘Entre Cordilheiras’. É a zona de produção mais antiga e maior do Chile. O clima é mediterrâneo em sua maioria, com boa luz solar e noites frias. A proteção da cordilheira da costa impede a influência do oceano nesses terroirs, enquanto que a distância das montanhas dos Andes mantém a amplitude térmica do local.

Os terroirs variam bastante e há vários vales bem conhecidos dentro da classificação maior: Aconcagua, Maipo, Cachapoal, Colchagua, Curicó e Maule. E mesmo nesses vales, alguns compartilham terroir com as zonas dos Andes. As uvas tintas são muito presentes nessas regiões e nas mais quentes a Carmenére e a Cabernet Sauvignon são as grandes estrelas. Como o turismo também é uma força motora dessa região central do país, muitas vinícolas de renome estão abertas à visitação. Veja abaixo a lista dos vinhos degustados por ADEGA:

palavras chave

Notícias relacionadas