Entre os melhores do mundo

Alguns vinhos ficam para sempre em nossa memória.


Alguns vinhos ficam para sempre em nossa memória. Uma degustação de grandes vinhos nem se fala. É o caso de nossa degustação especial desta edição, em que colocamos a prova 20 grandes ícones chilenos das principais vinícolas. Uma mostra do potencial da vitivinicultura do Chile. Mas nem só de vinhos consagrados vive o enófilo. Sendo assim, decidimos explorar uma das novas descobertas em nosso "vizinho sem fronteiras", a Carignan - uma variedade francesa que está surpreendendo em alguns terroirs chilenos. Já no Velho Mundo, outra casta está mostrando que merece seu lugar ao sol. A Sangiovese na Romagna que busca provar sua capacidade de gerar vinhos tão bons quanto os da região famosa ao seu lado, a Toscana, também na Itália.

Enquanto isso, no Brasil, algumas notícias continuam assombrando todos nós que amamos o vinho. O Selo Fiscal já está aí atrapalhando a vida de muitas importadoras e pequenos produtores nacionais, enquanto aguardamos o julgamento do mandato de segurança que o questiona. Em nossa opinião, trata-se de um mecanismo inadequado para uma situação em que já existem leis suficientes e o que falta é fiscalização. Temos visto erroneamente a questão do Selo ser categorizada como uma batalha entre um grupo de produtores nacionais e importadores, mas, na verdade não é apenas o produto nacional que perde com o contrabando, importadores sérios também, e muito!

Aqui em ADEGA torcemos para que a Justiça se ilumine e nos encha de alegria, da mesma maneira como torcemos para que a safra de 2011 não enfrentasse as dificuldades da safra anterior. E deu certo! Sílvia Mascella Rosa percorreu a Serra Gaúcha, Campanha, Campos de Cima da Serra, no Rio Grande do Sul, e São Joaquim, em Santa Catarina, para acompanhar uma safra que tem tudo para nos surpreender com a qualidade de seus vinhos.

Por fim, nós, amantes do vinho, sempre temos boas razões para abrir vinhos especiais. Pode ser quando buscamos a harmonização perfeita com a bela culinária italiana, como fez Carlos Cordeiro; ou então um lugar inspirador como é o caso do Teatro Municipal de São Paulo, ou até um momento especial, como uma noite de neve após um dia esquiando no Chile. O Chile, aliás, é objeto de um especial encartado nesta edição, que conta tudo o que você queria saber sobre o maior exportador de vinhos para o Brasil.


Bons Vinhos e Saúde,
Christian Burgos

Christian Burgos

Publicado em 2 de Maio de 2011 às 08:52


Editorial

Artigo publicado nesta revista