Café - 08.Out - Café e saúde

Estudo mostra que café pode diminuir risco de tumor cerebral

por Redação

Um estudo realizado com mais de 500 mil europeus mostrou que o consumo de chá ou café pode diminuir os riscos de desenvolvimento de gliomas em adultos.

O glioma é um tipo de tumor cerebral que corresponde à cerca de 80% dos cânceres no cérebro. Suas causas são pouco conhecidas, mas cientistas acreditam que a descoberta de substâncias que evitem seu surgimento possa dar pistas quanto aos fatores que levam à doença.

O estudo, publicado no periódico norte-americano American Journal of Clinical Nutrition foi elaborado a partir de uma grande pesquisa realizada em 10 países europeus, com voluntários entre 25 e 70 anos. Ao analisar os hábitos alimentares dos entrevistados, os pesquisadores notaram que aqueles que consumiam várias doses de café ou chá por dia tinham 30% a menos de riscos de desenvolver o câncer cerebral, do que aqueles que não ingeriam nenhuma das duas bebidas.

Fatores como idade, tabagismo e histórico de doenças familiares também foram considerados e, no final da pesquisa, os cientistas puderam afirmar que é biologicamente possível que beber café ou chá diminua as chances de surgimento do tumor maligno.

Recentemente, um estudo de laboratório já havia mostrado que a cafeína é capaz de reduzir o desenvolvimento de um tipo de tumor chamado glioblastoma, uma doença letal e sem cura. Além disso, tanto o chá como o café contém antioxidantes, que são substâncias capazes de proteger as células de danos causados pelo câncer e por outros males.

ESPECIAL: Prova de xícara - Como trabalham os provadores de café, que dão a palavra final sobre a classificação e a qualidade da bebida

Confira as últimas notícias sobre café...

+ Enfermeiros e médicos são os profissionais que mais consomem café, diz estudo

+ Café diminui o risco de gota em idosas, diz estudo

+ Café brasileiro dá nome à última prova da Fórmula Indy nos EUA

+ Consumido com moderação, café pode prevenir doenças cardíacas

+ Produção brasileira de café pode bater recorde este ano

palavras chave

Notícias relacionadas