Vinho - 21. Jul - Homenagem

Evento homenageia personalidades que colaboraram com a divulgação dos vinhos de Rioja

por Redação

Divulgação
A cidade Briones, em Rioja, Espanha, recebe essa noite a terceira edição da "Homenagem a Personalidades Ilustres do vinho de Rioja". Nessa ocasião, será reconhecida a trajetória profissional de três figuras-chave para a comercialização do vinho em Rioja pelo mundo: Josette Cordier, José Luís Santaolalla e Alex Mendiola.

O evento foi organizado pelo Conselho Regulador da D.O. Ca. Rioja e o portal temático lomejordelvinoderioja.com e tem como objetivo reconhecer a contribuição de diferentes personalidades do mundo do vinho nessa região ao fortalecimento da marca "Rioja".

Josette Cordier, ex-diretora de exportação de Bodegas AGE, José Luís Santaolalla, ex-diretor de exportação de AGE e da Bodegas Faustino Martínez e Alex Mediola, ex-diretor de exportação de Savin, serão os três protagonistas dessa homenagem, que reconhece o esforço deles em divulgar o vinho de Rioja por todo o mundo.

Esses três profissionais participaram do primeiro impulso exportador de vinhos de Rioja desde os anos 60, contribuindo para a atual liderança da D.O nas vendas de vinho espanhol nos mercados internacionais.

Atualmente, cerca de 30% da produção de vinhos sob o distintivo de qualidade "Rioja" são destinados aos mercados internacionais, chegando a ser comercializado a cerca de uma centena de países. Na grande maioria deles, Rioja é a região mais conhecida da Espanha e tem contribuído para ampliar o interesse dos consumidores estrangeiros pelos vinhos espanhois.

Segundo o que foi divulgado pelo Conselho Regulador da D.O. Ca. Rioja, as exportações de vinho cresceram nos cinco primeiros meses de 2011 6% em volume, alcançando 35,3 milhões de litros, ante os 33,2 milhões de 2010.

Os principais mercados internacionais dos vinhos de Rioja são Reino Unido, Alemana e Estados Unidos. Esse último país é onde o Conselho Regulador mais concentrou esforços de promoção nos últimos anos por meio da campanha Vibrant Rioja, realizada em colaboração com o Wines from Spain USA.

As exportações de Rioja aos EUA subiram 35,3% em relação a 2010.

Mais notícias sobre vinhos...

+ Incêndio em vinícola francesa prejudica produção de vinho da safra 2010

+ Filme francês se passa em vinícola Premier Grand Cru de Saint Emilion

+ Rótulo de vinho de premiada vinícola é simples, elegante e garantiu um sucesso de vendas

+ Fórum tecnológico voltado ao vinho é o primeiro na Europa

+ Casas de leilões têm chineses como principais compradores de vinhos caros

palavras chave

Notícias relacionadas