Enogourmet

Faça o vinho tinto virar geleia para acompanhar boa seleção de queijos ou café da manhã


 

Sobrou vinho na garrafa? Fazer com ele uma geleia pode ser uma ótima ideia para acompanhar bons queijos, de preferência ao lado de um cálice de Porto. Ou no café da manhã sobre torradas. Quem sabe acompanhando carnes assadas, em estilo festivo. Por cima do sorvete? Você que sabe.

O importante é levar os aromas de nossa bebida preferida ao doce, em receita muito simples que a família toda pode desfrutar.

 

LEIA MAIS

» Como harmonizar bolos e vinhos em cinco irresistíveis combinações

» Queijos e vinhos: um guia rápido para não errar na hora de escolher

 

Lista de ingredientes para uma porção de 200 ml: 375 ml de vinho tinto / 200 g de açúcar / 1 anis estrelado / 1 cravo / 1 pedaço de 2cm de canela em pau / 1 pitada de pimenta da jamaica / 1/2 fava de baunilha com as sementes raspadas (ou 1 col. café do extrato)

 

 

Modo de preparar:

Coloque o vinho tinto, o açúcar, o anis estrelado, o cravo, o pau de canela, a pimenta da jamaica, a vagem de baunilha e as sementes em uma panela média. Misture e aqueça delicadamente para dissolver o açúcar. Aumente o fogo e deixe ferver por 20 minutos até reduzir e ficar em consistência de xarope. Coe em uma jarra pequena e esterilizada e deixe esfriar completamente. Dura até um mês na geladeira.

Uma boa ideia é adicionar morangos cortados e lavados ao preparo, antes da fervura. Combinam com um bom tinto frutado, certo?

 

Da redação

Publicado em 28 de Junho de 2020 às 15:01