Revista ADEGA
Busca

Vinho - 16.Out - Por causa do frio

Geada em Washington adianta a finalização da colheita


Quando os vinicultores de Washington viram a previsão do tempo para os próximos dias, imediatamente correram para canalizar todos os esforços e finalizar a colheita da safra de 2009.

"Por sorte, a maioria das áreas de plantio já tinham acabado de colher tudo", disse Norm McKibben, vinicultor de Walla Walla. McKibben contou que o estado não via uma geada há muito tempo, já que a temperatura lá se mantinha nos 30 graus, até que no último sábado o tempo esfriou e chegou a 20ºC.

Para Norm, o clima foi especialmente ruim para alguns produtores que já estavam com as bodegas operando em capacidade máxima, sem espaço para realizar mais fermentações.

Rob Griffin, outro vinicultor de Washington, da cidade de Richland, havia colhido quase todas as uvas, com exceção da cabernet sauvignon, mas se mostrou otimista em relação aos estragos. "Parece que não houve nenhum estrago grande nas frutas. A geada não nos afetou da maneira que prevíamos".

Nos 33 anos em que esteve ligado à produção de vinhos de Washington, Griffin não se lembra de uma mudança climática tão brusca quanto essa. Estimativas calculam que em 2009 serão colhidas 155 mil toneladas de uva, 7% a mais que no ano passado.

Confira as últimas notícias sobre o mundo dos vinhos...

+ Procura por vinhos finos tem aumentado na Califórnia

+ O Melhor Vinho do dia: Para torcer por Rubinho em Interlagos!

+ Tour de France terá etapa decisiva em Médoc

+ Vinicultores do Vale do Napa estão entusiasmados com a safra

+ O Melhor Vinho do dia: Um branco argentino a Diego Maradona!


Redação
Publicado em 16/10/2009, às 13h20 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h46


Mais Notícias