MundoVino

Ouça a sinfonia inspirada em um terroir

Projeto da Quinta da Gricha cria música para homenagear um terroir especial


Foto: Divulgação

Onde os músicos buscam inspiração? As fontes são muitas e uma taça de vinho certamente pode potencializar um momento criativo. Mas poderia um terroir capaz de criar vinhos singulares servir de tema inspirador para uma sinfonia?

Pois um dos mais famosos produtores do Douro apresentou a Gricha Symphony, um projeto artístico que junta a música ao vinho ao prestar homenagem à harmonia do terroir e dos vinhos da Quinta da Gricha. A composição da sinfonia foi inspirada no desenho das vinhas. Os arames foram vistos como uma pauta e os rebentos das videiras nos arames foram as notas musicais que deram origem à música. Para “traduzir” isso em música, a Churchill’s, dona da quinta, contou com a compositora Marina Pikoul, autora da sinfonia. De origem russa, ela interpretou a disposição dos cachos de uvas como se fosse uma pauta. O resultado é uma composição alegre, executada por 14 músicos.

“A Quinta da Gricha foi comprada pela Churchill’s em 1999. Desde então, e até hoje nas provas que fazemos desses vinhos, houve um adjetivo que sempre sobressaiu: harmonia. Uma harmonia que tem a essência no frescor e pureza das uvas”, afirma Maria Emília Campos, Co-CEO da Churchill’s Port Wines. Para quem quiser ver/ouvir a sinfonia de apenas 3 minutos, acesse aqui

Da redação

Publicado em 7 de Dezembro de 2018 às 15:00


Notícias Gricha Symphony Quinta da Gricha Vinho e música

Artigo publicado nesta revista

CHÂTEAU MARGAUX

Revista ADEGA 157 · Novembro/2018 · CHÂTEAU MARGAUX

VERTICAL DE 11 GRANDES SAFRAS + A ELEGÂNCIA E A LONGEVIDADE EXPLICADAS POR AURÉLIEN VALANCE