Revista ADEGA
Busca

Vinho - 19.Jul - Crise

Indústria de xerez enfrenta greves em época de colheita


A indústria de vinho xerez está enfrentando uma série de crises, já que a ameaça de greve na época de colheita é somada ao excesso de oferta e queda dos preços.

Divulgação
González Byass: motivos para serem otimistas
Nessa semana, negociações entre os empregados de bodegas e representantes da união se resumiram a salários e condições de trabalho, em uma tentativa de evitar greves em época de colheita.

No ano passado houve um coquetel de escândalos e contratempos. Em agosto de 2010, nove bodegas e o conselho regulador da indústria foram multados por tentar fixar os preços de suprimentos para supermercado de xerez.

E, mais recentemente, o setor foi envolvido em irregularidades de pensões, orçamentos promocionais se reduziram a quase nada e os estoques permaneceram cheios.

Somado a isso, no dia 29 de junho trabalhadores fizeram uma greve pela primeira vez em dez anos, relativa a salários e condições de trabalho - e eles estavam ameaçando interromper o trabalho durante a colheita.

Enquanto que por volta de 6 mil hectares de vinhas estão sendo arrancadas nesse ano, um dos principais problemas é o excesso de oferta, disse Jorge Pascual, diretor da Delgado Zuleta, com tanto vinho disponível, os supermercados podem vendê-los a preços baixíssimos.

"Não há para onde o vinho ir", disse Pascual, que adicionou, porém, que ele conseguia ver um futuro "para os negócios familiares de médio porte com marcas fortes".

A indústria está crescentemente polarizada entre os produtores de grande escala e pequenas bodegas, cujo foco é xerez de boa qualidade.

Fernando de Castilla, da Jan Pettersen, disse "Nós somos parte de uma nova onda de produtores oferecendo um estilo tradicional, e nós nos voltamos ao novo setor de consumidores que nunca beberam esse vinho direito".

O Reino Unido está liderando essa tendência para esses pequenos produtores, tal como as grandes companhias, como González Byass.

Jeremy Rockett, diretor de marketing da Byass no Reino Unido, reconhece que a vibrante cena de restaurantes em Londres pode marcar um momento de virada.

"Há provavelmente mais razões para ser otimista agora do que na década passada. As mais recentes inaugurações de restaurantes - Morito, Capote y Toros, Bar Pepito e José - chamam a si de bares de xerez".

ESPECIAL: Uma região lendária - Construído em um local onde os anjos subiam até o céu, o mosteiro Scala Dei originou o Priorato, região espanhol que desponta na produção de vinhos de qualidade

Mais notícias sobre vinhos...

+ Produtora mais tradicional da Toscana expande suas vinícolas

+ Região de Loire, na França, também terá colheita antecipada

+ Riesling alemão é promovido no Reino Unido

+ Empresa chinesa irá parar de promover vinhos Grand Cru de Medoc

+ Vinicultoras austríacas posam para calendário sensual para promover vinícolas

Redação
Publicado em 19/07/2011, às 07h26 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h47


Mais Notícias