Mundo Vino

Alternativa aos leilões presenciais, os leilões virtuais em 2020 foram um sucesso

Fruto do distanciamento social, os leilões virtuais levaram o glamour do salão para o ambiente on-line

por André De Fraia

Leilões presenciais como esse de Sonoma não ocorreram em 2020 devido à pandemia de Covid-19

Com o distanciamento social devido à pandemia de Covid-19, as casas de leilão estão tendo um ano de reinvenções. Todo glamour e pompa que há nas audiências estão sendo deixados de lado em troca de uma plataforma virtual completa. O que traz uma inovação, pois não apenas os compradores locais têm acesso aos produtos e ao “salão”, mas o mundo todo.

LEIA MAIS

» Leilão do Douro Boys quebra recorde

» Leilão de vinhos da Sotheby’s bate valor recorde

A Christie’s, uma das maiores casas de leilão do mundo, disse em entrevista recente para a Winespactator que “nós tivemos um mercado vibrante com preços altos – e até alguns recordes – durante a Covid”.

Fato comprovado pela Acker Wines. Maior casa de leilões de vinhos do mundo, terá em 2020 seu maior faturamento anual de sua história de 200 anos. A empresa deve bater a casa dos 120 milhões de dólares em vendas, um aumento de 32% em relação a 2019. 

Para os especialistas o modelo de leilão virtual chegou para ficar, porém não deve acabar com o clássico presencial, em um futuro os dois devem andar de mãos dadas. “[leilões virtuais] nunca irão substituir completamente os presenciais, não há nada como juntar o pessoal.” Destaca Charles Antin da Zachys, empresa que também teve um ano positivo, superando as expectativas de vendas planejadas no ínicio de 2020 e batendo a casa do 90 milhões de dólares em vendas.

Apesar da mudança na forma e da expansão que a internet proporcionou, o gosto para os vinhos se manteve praticamente igual. Os campões de venda nos leilões de 2020 são os borgonheses Domaine de la Romanée-Conti, Domaine Dujac e Domaine Armand Rousseau e o bordalês Petrus.

» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui

palavras chave

Notícias relacionadas