O segundo país que mais possui vinhedos por hectare impulsionou o comércio global da bebida em 2015 com 10% de crescimento
por Redação
Em uma conferência em Paris que discute a situação do mercado mundial de vinhos, a Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) relatou que após uma queda no consumo chinês em 2013 e 2014, o país asiático assumiu um papel protagonista no mercado global, tanto em consumo quanto em produção.
A diminuição do consumo nos dois anos anteriores coincidiu com uma repressão do governo chinês sobre a compra excessiva de produtos de luxo. O crescimento em 2015 também mostrou que o vinho tinto é o mais popular entre a classe média chinesa, seus consumidores o tem como um símbolo de status que oferece benefícios para a saúde.
A demanda na China permitiu que o comércio mundial de vinho subisse 1,8% em volume (104,3 milhões de hectolitros), e 10,6% em valor (US$ 32 bilhões), segundo a OIV.
Enquanto os vinhedos no mundo todo diminuem ligeiramente, com uma perda de 7 mil hectares de vinhas no geral, houve crescimento em dois países: Nova Zelândia e China. A área vinífera chinesa cresceu em 34 mil hectares, atrás somente da Espanha com 1,02 milhão de hectares.
A França continua o maior exportador de vinho por valor, enquanto a Espanha lidera as exportações em termos de volume, com 14 milhões de hectolitros enviados ao redor do mundo em 2015.
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