Revista ADEGA
Busca

Café - 01. Mar - Colheita

Ministério da Agricultura indica as melhores datas por região para uma boa colheita do café


Para manter a fama de melhor produtor e exportador de café, não é tão simples assim. É necessária toda uma programação quanto aos dias em que serão plantados os frutos. Por isso, foi divulgado um estudo realizado pelo Ministério da Agricultura, nesta segunda-feira, sobre o Zoneamento Agrícola para o plantio do café no Brasil.  

Luna Garcia
Temperatura é fator essencial para uma boa produção do café

São produzidos no país dois diferentes tipos de cafés, o arábica e o robusta. E para o desenvolvimento dos produtos são necessários os plantios em boas áreas, como nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Rondônia, Paraná, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Por isso, os plantios nos estados variam de acordo com a variação climática. No Mato Grosso e Mato Grosso do Sul os melhores dias são de 11 de setembro a 20 de novembro. Já no Distrito Federal, Goiás e Rondônia, de 1º de outubro a 31 de dezembro. No Paraná, de 11 de setembro a 31 de maio. Em São Paulo, de 1º de outubro a 31 de janeiro. No Espírito Santo, de 1º de novembro a 31 de dezembro. Em Minas Gerais, de 1º de janeiro a 31 de dezembro.

A temperatura média para o desenvolvimento do produto varia de 19ºC e 21ºC, e os fatores que influenciam para uma boa colheita estão nas condições hídricas e na temperatura.

Mais notícias sobre os cafés...

+ Capital paulista recebe campeonato para eleger o melhor barista do país

+ Empresa de café investe 1 milhão de reais para modernizar e expandir seu mercado

+ Evento sobre café e cachaça será realizado em abril no Rio de Janeiro

+ Governo federal realizou leilão de 100 lotes de cafés

+ Ministério da Agricultura estabelece novas medidas visando a qualidade dos cafés brasileiros

Redação
Publicado em 01/03/2011, às 09h41 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h47


Mais Notícias