Ministro português anuncia reformas no setor do vinho

por Fernando Roveri

O ministro da Agricultura de Portugal, Jaime Silva, anunciou nesta terça-feira 18, em Bruxelas, uma reforma da administração pública para o setor do vinho que reduz, pela metade, as entidades certificadoras e a "saída" do Estado das comissões vitivinícolas.

Atualmente, o setor conta com 16 Comissões Vitivinícolas Regionais (CVR). O ministro lançou um desafio ao governo, que deve reduzir o número de comissões, além de lançar em breve um concurso para selecionar oito entidades certificadoras, que atualmente funcionam juntamente com as CVRs.

Esta reforma da administração pública para o setor do vinho português contempla também o fim das nomeações dos presidentes das CVRs pelo Estado. Segundo Jaime Silva, o Estado vai se retirar porque o setor está pronto para enfrentar esta reforma com tranqüilidade.

A decisão foi declarada pelo Ministro durante uma reunião com os todos os ministros da agricultura pertencentes à União Européia, que atualmente discute uma profunda reforma no setor do vinho na Europa.

palavras chave

Notícias relacionadas