Provino 2019

O novo e elegante espumante da Miolo

Vinícola apresenta o Íride, Sur Lie Nature com 10 anos de cave, na Provino 2019


Adrino Miolo apreseta as novidades da vínicola

Durante a Provino 2019 - Feira Profissional de Vinhos e Destilados, o grupo Miolo exibe seus principais lançamentos dos últimos meses. A vinícola é a maior exportadora de vinhos do Brasil e uma das grandes referências no setor, está prestes a completar 30 anos de vida, num grande momento.

Adriano Miolo, enólogo da marca, destacou em entrevista à Adega, a importância de um evento como a Provino para reforçar esta fase, num ambiente saudável que claramente visa ampliar o mercado de vinho no Brasil. "Percebemos um público altamente profissional e interessado. Há sommeliers, jornalistas da área de vinhos, comerciantes de restaurantes e distribuidoras. É um momento oportuno para manter a relação com todos os nossos parceiros", comenta Miolo.

Leia mais:

Vamos reciclar as garrafas de vinho!

Para onde vai o mercado de vinho no Brasil?

Guia Adega de Vinhos apresenta suas novidades

No belo stand, próximo ao acesso principal da Provino, o visitante encontra os novos bons rótulos da casa, focados na exploração pura do terroir. O grande destaque é o Íride, Sur Lie Nature com 10 anos de cave, e edição limitada com menos de 2 mil garrafas. Estamos diante de um vinho raro, exclusivo, e finíssimo. “Agora, ele é o nosso ícone”, empolga-se Adriano.

Íride é a personificação de um sonho da Família Miolo em forma de vinho. É muito mais que um ícone, é a tradução da alma, da história da marca, que mesmo jovem, carrega consigo a maturidade que somente grandes obras alcançam. Íride, nora de Giuseppe Miolo e mãe dos três fundadores da Miolo (Darcy, Antonio e Paulo), muito jovem tornou-se viúva e soube levar adiante o legado da família com muita bravura e determinação. O nome  vem do italiano e significa íris, a luz e a visão que ilumina a todos.

A longa maturação Sur Lie de 10 anos, trouxe a este espumante com 75% Pinot Noir (Vinhedo Santa Lúcia) e 25% Chardonnay (Vinhedo São Gabriel), a expressão e sofisticação do terroir Vale dos Vinhedos, enaltecendo a vocação da DOVV (Denominação de Origem Vale dos Vinhedos). Também é o primeiro espumante Nature da Miolo. Seu longo período de autólise proporcionou elegância, equilíbrio e fineza, não necessitando dosagem de licor de expedição, mantendo-se natural.

O Íride é um espumante complexo, com excelente cremosidade. Tem acidez equilibrada, retrogosto agradável e final de boca persistente. Límpido, tem coloração amarelo esverdeado com tons dourados e perlage fina. Seus aromas finos lembram frutas secas, brioche, mel e tostados, típicos do envelhecimento prolongado.

Dedicada exclusivamente ao profissional do vinho, a primeira edição da Provino, no Transamerica Expo Center, em São Paulo, estreou com mais de 200 marcas expositoras e vinhos premiados no mercado.

Veja também:

Como tirar o máximo proveito de uma feira de vinhos

Fórum Provino traz discussões sobre futuro do mercado de vinho

ASSINE JÁ A REVISTA ADEGA. DESCONTOS DE ATÉ 76% 

Da redação

Publicado em 16 de Outubro de 2019 às 17:17


Notícias Provino 2019 Provino feira de vinhos mercado de vinhos