Sustentabilidade

Vamos reciclar as garrafas de vinho!

Projeto inovador promove o lixo zero – e você pode participar do processo

por Redação

Programa Glass is Good incentiva o sistema de logística reversa com garrafas de vidro

Está cada vez mais comum ver empresas aderindo a ações que promovem o avanço de olho na saúde do planeta. Uma das ações é dar nova utilidade para materiais que virariam lixo e reduzir ao máximo a quantidade de material jogado fora. O mercado do vinho, claro, não fica para trás e também investe nessa demanda.

O Glass is Good é um programa pioneiro de logística reversa (que também retira o material que foi entregue) administrado pela Associação Brasileira de Bebidas (ABRABE). O projeto nasceu em 2010 com a ideia de recolher garrafas de restaurantes, baladas e eventos. Hoje, chega também aos condomínios das principais cidades brasileiras – e isso inclui envolver o seu nesse processo.

Leia mais:

Para onde vai o mercado de vinho no Brasil?

Mercado de vinhos internacional será foco da Provino 2019

Guia Adega de Vinhos do Brasil será lançado na Provino 2019/2020

O trabalho do Glass is Good permeia todo o ciclo produtivo: começa no fabricante, passa pelo revendedor, pelo consumidor, pelas cooperativas de catadores de materiais recicláveis, e por fim, volta ao fabricante. Os resultados das medidas impressionam. Desde o início da iniciativa, mais de 28 toneladas de vidro foram recicladas, equivalente a 59 milhões de garrafas de 1 litro.

A ação também gera impactos positivos com a economia de mais de 13 mil mwh de energia, redução de emissão de 15 mil toneladas de CO2 na atmosfera e 34 mil toneladas de matéria-prima retirada da natureza sendo poupadas.

Para estimular profissionais do vinho a praticarem ações sustentáveis, a Glass is Goo d fará uma palestra na Provino 2019, na próxima terça-feira (15/10). O tema da discussão será a atuação do programa, a importância da logística reversa dos vidros e os benefícios da economia circular para as empresas.

O grupo ainda participará do evento recolhendo as garrafas usadas durante a feira.

A Provino 2019 – Feira Profissional do Vinhos e Destilados acontece entre os dias 15 e 17 de outubro, no Expo Transamerica em São Paulo, com inscrições gratuitas no site: provino.com.br/

Veja também:

Como tirar o máximo proveito de uma feira de vinhos

Plataforma online facilita compra e venda no mercado de vinho

ASSINE JÁ A REVISTA ADEGA. DESCONTOS DE ATÉ 76%

palavras chave

Notícias relacionadas