Mouton Rothschild irá inaugurar galeria de rótulos de vinho


Em junho deste ano o Château Mouton Rothschild irá abrir uma galeria de arte para abrigar a exposição itinerante dos rótulos de seus vinhos denominada "Mouton Rothschild: Paintings for the Labels".

O novo espaço, que estará separado do Mouton's Museum of Art in Wine, apresentará os rótulos desenhados por artistas consagrados desde a safra de 1924, quando a prática foi iniciada, até as mais atuais. Quem inaugurou a tradição foi o designer Jean Carlu, que elaborou um rótulo em comemoração ao primeiro vinho engarrafado no Château.

Depois disso, outro rótulo especial só foi desenhado em 1945 - o famoso "V", de vitória, criado porPhilippe Jullian, celebrando o final da Segunda Guerra Mundial. Após essa data, o barão Philippe decidiu que, a cada safra, um grande artista ficaria responsável pelo desenho do rótulo.

Rótulo de 1973, por Picasso
Desde então, nomes como Picasso, Chagall, Andy Warhol, Salvador Dali, Francis Bacon, Jeff Koons e até mesmo o príncipe Charles deixaram sua marca nos vinhos Mouton Rothschild. Como pagamento pela arte, o Château oferece cinco caixas com o vinho da safra em questão e outras cinco de safras diferentes.

"Tanto a safra de 1924 quando as do período entre 1945 e 2010 estarão expostas. A exposição ficará majoritariamente no Mouton, mas também passará por outras cidades por um tempo", afirmou a baronesa Philippine.

A exposição "Mouton Rothschild: Paintings for the Labels" existe desde 1981 e já passou por 42 cidades, como Moscou, São Petesburgo, Londres e Nova York. O diretor do Château, Philippe Dhalluin, acredita que o número de visitantes da galeria poderá chegar a 50 mil por ano. 

Mais notícias sobre vinhos...

+ Investidores chineses compram um Château por mês

+ Governo do Rio Grande do Sul anuncia a construção de uma adega oficial

Leilão de Hugh Johnson atinge 88 mil libras

África do Sul terá maior safra da história

Vinícolas lançam vinhos em novos formatos para estimular o consumo

Da redação

Publicado em 20 de Maio de 2013 às 09:06


Notícias