Feminino

Mulheres têm mais probabilidade de escolher vinho com rótulo “feminino”

Pesquisa mostra que rótulos que apresentam animais fofos, retratos de mulheres e flores chamam mais atenção de mulheres

Ai - Dall-E
Ai - Dall-E

por Redação

Um estudo focado em mulheres que consomem vinho revelou que as participantes tendem a escolher garrafas com rótulos que exibem sinais de gênero considerados "femininos". Essa tendência foi ainda mais acentuada entre mulheres que se identificam fortemente com outras mulheres, fenômeno conhecido como "identificação com o grupo", segundo os pesquisadores da Universidade Estadual de Washington (WSU), que publicaram o trabalho no International Journal of Hospitality Management.

Os pesquisadores definiram "sugestões de gênero” femininos como rótulos que apresentam animais fofos, retratos de mulheres e flores, mas também reconheceram que esses sinais, tanto femininos quanto masculinos, geralmente se baseiam em estereótipos.

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O estudo foi uma resposta a pedidos por mais pesquisas sobre o comportamento de mulheres consumidoras no setor de hospitalidade. Os autores destacaram que, segundo dados de 2021, 59% dos consumidores de vinho nos Estados Unidos são mulheres, mas há poucos estudos focados nas percepções desse grupo em uma indústria onde a maioria dos vinicultores são homens.

Em uma etapa inicial da pesquisa, 90 mulheres foram convidadas a classificar rótulos de vinho como mais masculinos ou femininos. Os rótulos com animais fofos, flores e retratos femininos foram considerados femininos, enquanto lobos e cervos representavam sinais masculinos. Imagens de castelos e cachos de uvas foram classificadas como neutras.

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Posteriormente, 324 mulheres foram expostas a vinhos fictícios, e as participantes demonstraram maior intenção de comprar os vinhos com rótulos femininos. O nível de conhecimento sobre vinhos das participantes não influenciou esse comportamento, embora tenha moderado suas expectativas sobre o sabor do vinho.

Segundo Christina Chi, coautora do estudo e professora na Carson College of Business da WSU, "independentemente de serem mais ou menos conhecedoras de vinhos, quando viam esses sinais femininos, as mulheres mostravam maior intenção de comprar o vinho". Ela também destacou que "ao projetar rótulos, os vinicultores deveriam envolver mais mulheres no processo".

Curiosamente, em um teste de degustação subsequente com 138 mulheres, os participantes indicaram maior prazer ao consumir um vinho com rótulo masculino, o que pode estar relacionado à "incongruência entre a expectativa de sabor influenciada pelo rótulo feminino e o gosto real do vinho", segundo os pesquisadores da WSU.

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