A natureza do Sertão

Segunda edição da Wine Run no Nordeste reuniu esporte, vinho e forró

por Por Arnaldo Grizzo

Não dá para imaginar uma festa no Nordeste brasileiro sem forró. Então, não é de se estranhar que após a chegada da segunda edição da Caixa Wine Run no Vale do Rio São Francisco, os participantes tenham caído na dança, embalados pelo som envolvente e cativante da sanfona, do triângulo e da zabumba, mas também pelo sabor dos vinhos brasileiros – inclusive os produzidos naquela região, que hoje desponta como uma das principais para a vitivinicultura do Brasil.

Esta prova no Nordeste, a quinta edição da Meia Maratona do Vinho (foram três realizadas no Vale dos Vinhedos e duas no São Francisco), novamente teve alto nível técnico e viu o baiano Giomar Pereira, seis vezes campeão brasileiro, vencer. No ano passado, ele havia terminado a prova em terceiro lugar, assim como Simone Daiane Alves, que ficou com o primeiro lugar entre as mulheres em 2014.

Prova no Nordeste acompanhou os vinhedos ao lado do rio São Francisco

“Gosto muito desta corrida que, além de ser uma bela festa, é disputada a apenas 200 quilômetros da minha cidade, Jacobina. No ano passado, fui terceiro e hoje vim mais bem preparado”, comentou Pereira, atleta da equipe do Cruzeiro. Já Simone se sentiu praticamente em casa, pois ela é de Petrolina e a prova foi disputada em Lagoa Grande, Pernambuco. “Treinei forte para conquistar este resultado, que era meu objetivo. Deu tudo certo e agora vou batalhar ainda mais para conseguir um patrocinador e correr atrás do meu sonho, que é vencer a São Silvestre”, contou.

Mais de 600 corredores participaram da Meia Maratona que, sob uma temperatura que chegou a 30oC, percorreu os parreirais da Vitivinícola Santa Maria – palco da minissérie Amores Roubados exibida pela TV Globo no começo deste ano. Foram 21 quilômetros sobre chão de cascalho e areia, mas com paisagens que mesclavam as diferentes belezas do sertão nordestino como os parreirais ao lado do “Velho Chico”.

Forró

Se ao final da Wine Run no Vale dos Vinhedos os participantes se esbaldam com as delícias da tradicional culinária italiana, com seus embutidos, queijos e massas, no Nordeste, a festa da chegada contou com espumantes e sucos, além dos célebres espetinhos de carne de bode e carneiro, além de tapiocas doces e salgadas, tudo isso no embalo do forró. Para deixar o evento ainda mais animado, o palhaço Alegria fez piadas com os atletas e bonecos gigantes também participaram.

Além de disputarem a Meia Maratona, os atletas tiveram a oportunidade de fazer um tour guiado pela vinícola, onde aprenderam sobre irrigação e safras, além de um almoço harmonizado com os vinhos Rio Sol e um curso rápido de degustação. Na noite anterior à prova, os participantes ainda foram abençoados com a lua cheia que iluminou um luau a bordo de um catamarã que navegou o São Francisco.

palavras chave

Notícias relacionadas