Vinho - 2.Jan

Novo sistema de monitoramento via satélite melhora o rendimento da produção vinícola


A ESA, Agência Espacial Européia,criou um sistema de monitoramento via satélite para maximizar o rendimento em vinhedos.

O sistema, que foi chamado de GrapeLook, usa medições de satélite para ajudar a medir quantidade de água e o melhores momentos para irrigar as plantações de uva.

Divulgação

São combinados dados de observação da Terra e medições no terreno, e depois de calculados os valores de umidade do solo são enviados em tempo real ao centro de processamento através de uma conexão por satélite.

Os dados dos satélites ficam disponíveis em um site na forma de um mapa. O GrapeLook foi testado este ano com um grupo de vinicultores da África do Sul.

Os participantes confirmaram a eficácia do serviço, e disseram que ajudou a identificar práticas mais eficientes, além de ajudar na redução de custos e mão de obra.

O sistema deve aumentar a produção de uva, ao mesmo tempo aumenta a qualidade do vinho - tudo isto baixando o consumo de água.

"Não só ajuda os agricultores a reduzir o uso de água, mas também aumenta a sustentabilidade e a produção. Os próximos passos são a expansão do serviço a outras culturas e áreas." disse Annemarie Klaasse, especialista em gestão de recursos agrícolas.

Mais notícias sobre vinhos...

Último review de Jay Miller tem vinho de 99 pontos na Argentina
Blogueiro vence concurso e assinará rótulo com Susana Balbo
Loja faz campanha de reciclagem e distribui garrafas de vinhos como incentivo
Artista plástica monta esculturas feitas para engarrafar vinho
Loja vende vinhos falsos na Escócia
Pesquisa mostra que consumidores escolhem vinho de acordo com sua personalidade

Da redação

Publicado em 2 de Janeiro de 2012 às 09:52


Notícias