Publipost: ADEGA Online Apresenta

O Blend como arte enológica

Conheça Alamos de Catena AD 90 pts

Imagem O Blend como arte enológica

por ADEGA Online

O termo blend quer dizer literalmente composição ou mescla. Na enologia, essa técnica permite aos produtores de vinho misturar as uvas e de certa forma projetar um vinho para criar um perfil de sabor único.

Também pode, em determinadas safras complicadas pelo clima chuvoso, seco ou frio demais, combinar várias uvas para equilibrar a bebida.

Em francês, o termo assemblage, muito usado na enologia, também tem uma forte identificação com as artes. No início do século XX, a palavra ganhou a ideia de junção, combinação de objetos ou de diferentes técnicas. Isso pode ser verificado nas obras do pintor, escultor e poeta francês Marcel Duchamp, por exemplo.


Curiosidade:  Um enólogo, na sua composição, pode mesclar o corpo potente de uma uva aos aromas de uma outra e formar um vinho superior.

Com AD 90 pts pela Revista ADEGA, o Alamos é um blend tinto elaborado por Catena composto de Malbec (65%), Bonarda (16%), Cabernet Sauvignon (10%) e Syrah (9%), com estágio de 6 meses em barricas de carvalho francês e americano.

Suculento e cativante, mostra frutas vermelhas e negras maduras, acompanhadas de notas florais, de ervas e de especiarias doces, tudo apoiado por acidez refrescante e taninos firmes e de grãos finos, que conferem certa fluidez ao vinho. Tem final médio/longo, com toques terrosos, de violetas, de tabaco e de ameixas. Compre clicando aqui.

palavras chave

Notícias relacionadas