Revista ADEGA
Busca

Vinho - 22.Jan - Tecnologia

O mundo do vinho já está ao alcance de sua mão


Num passado não tão distante, era absurdo imaginar que um dia teríamos um aparelho capaz de unir o maior número de artefatos tecnológicos possíveis. Hoje, porém, temos isso em nossas mãos, através dos celulares multifuncionais.

Para os enólogos ligados na tecnologia, este parece ser um grande avanço. Alguns programas específicos contam com um catálogo incontável de utilidades vinculadas à cultura do vinho. Vão desde bases de dados sobre rótulos e safras de todas as zonas vinícolas, passam por agendas para ordenar e lembrar degustações e chegam nas "enciclopédias" sobre combinações de vinho com comida.

Os principais celulares com capacidade para tal são o Iphone e o BlackBerry. Para o aparelho da Apple, são três os principais programas que podem ser baixados para o aparelho.

1. Hello Vino: Software que permite os apreciadores mais inexperientes encontrar o vinho que melhor acompanha uma refeição ou descobrir se eles está disponível em algum lugar perto de sua casa.  

2. Wine Ph.D: É basicamente um guia de vinhos, com descrições e origens (apenas vinhos da França, Espanha, Itália, EUA, Chile e Argentina). Podem ser realizadas buscas levando em conta o local, a variedade, a região, possíveis combinações e palavras-chave, além de ser possível também adicionar uma nota ao vinho.

3. Mis Vinos: Programa em espanhol que oferece armazenamento de dados sobre seus vinhos, como uma foto do rótulo, a quantidade de taças bebidas, o preço, o acompanhamento, o local de consumo e outras variáveis.

Já para o BlackBerry, as opções mais interessantes disponíveis no site são:

1. Food and Wine Matcher: lançado pela prestigiosa blogueira Natalie MacLean, o software possiu um manual com mais de 380 mil combinações entre vinhos e comidas. Permite buscas por tanto por tipo de vinhos quanto por prato. É a aplicação mais vendida do site.

2. Cellar Rat: Ranking que qualifica mais de 60 zonas vinícolas do mundo e safras das últimas duas décadas. Utiliza uma escala de símbolos com expressões faciais no lugar de números.

Depois destas criações, vão faltar celulares no mundo para tantos amantes do vinho.

Confira as últimas notícias sobre o mundo dos vinhos...

+ Cantores exigem vinhos caros no Festival de Salvador e não são atendidos
+ O melhor vinho do dia: Ao reencontro de Agassi e Sampras

+ Leilões de vinho são organizados para ajudar vítimas no Haiti
+ Pesquisadores encontram possível cura para intolerância ao álcool

+ Competição mundial de Sauvignon é lançada em Bordeaux

Redação
Publicado em 22/01/2010, às 11h55 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h46


Mais Notícias