Revista ADEGA
Busca

Café - 09.Dez - Certificado

Paraná elabora certificado da qualidade de café


Certificação deve aumentar competitividade do café paranaense
Para discutir a adaptação da produção de café paranaense a essas exigências mundiais, o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Valter Bianchini, esteve reunido nesta terça-feira, 08 de dezembro, com membros da câmara setorial do café no Paraná. Paulo Franzini, diretor-executivo da câmara, apresentou uma proposta de certificação do café local.

Sob alegação de que a certificação do café representa uma nova etapa no avanço da qualidade do café produzido no Paraná, Bianchini aprovou a proposta e decidiu pela criação de um grupo de trabalho com participação de representantes da câmara setorial do café.

A certificação de café vai seguir as normas de conduta da comunidade cafeeira. Segundo Bianchini, o Paraná já provou que tem café de excelente qualidade, aja vista as premiações conquistadas em concursos nacionais realizados nos últimos anos.

"A organização da produção e a certificação farão com que qualquer empresa no mundo reconheça a qualidade do café paranaense", disse Franzini. Ainda segundo ele, a certificação vai agregar um ganho financeiro de 10% a 30% em média sobre os preços atuais. Além de permitir ao produtor conhecer melhor o resultado final de seu trabalho antes de colocá-lo mercado, o que deve aumentar a credibilidade sobre a produção.

Confira as últimas notícias sobre o mundo do café...

+ Chineses estão bebendo mais café

+ Consumo de café no Brasil pode crescer até 8% em 2009

+ Costa Rica comemora nível de consumo mundial

+ Alemanha é o principal destino do café verde brasileiro
+ Organização Internacional do Café prevê safra recorde para 2010


Redação
Publicado em 09/12/2009, às 12h56 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h46


Mais Notícias