Vinho - 03. Fev - Vinho e Saúde

Pesquisadores apontam o vinho como alternativa no combate à diabetes

por Redação

Pesquisadores do laboratório de Biotecnologia de Viena, capital da Áustria, concluíram que o vinho tinto contém algumas substâncias que ajudam no combate à diabetes tipo 2. Com isso, esta bebida pode ser uma alternativa para novos métodos de tratamento.

Os resultados obtidos em janeiro e publicados pela "Alimentos e função" falam que foram testados 10 vinhos tintos. A mais promissora dentre as experiências continha 100 ml do vinho 2003 Blaufrankisch, que equivale a quatro vezes de uma dose diária de rosiglitazona, medicamento utilizado para o tratamento da doença que é fabricado pelo GlaxoSmithKline e  distribuído pela Avandia.

Luna Garcia
Vinhos podem combater a doença
A diabete tipo 2 é uma doença metabólica caracterizada pela incapacidade do organismo de utilizar insulina para regular os níveis de açúcar no sangue. De acordo com estudos clínicos em cachorros, o produto ajuda os animais a não contrair a doença. Porém, a ação molecular e o teste em animais não são totalmente recomendáveis para dar-se início a esse mesmo tratamento aos seres humanos.

Além disso, a diferente forma de vinificação pode alterar o suposto tratamento, já que o teor químico encontrado nas garrafas de vinhos variam de acordo com a marca.

Mais notícias sobre o mundo dos vinhos ...

+ Safra de uva no Rio Grande do Sul pode ser a melhor da década

+ Pesquisa aponta que consumidores exigem descontos e rapidez na compra de vinhos

+ Exportação e importação de café no Brasil batem recorde no início do ano

+ Empresa norte-americana Constellation Brands vende vinhos Hardys, Kumala e Banrock Station

+ Vinhos e produtos de Jerez voltam a ter acréscimo em suas vendas

palavras chave

Notícias relacionadas