Vinho - 21.Jan - Estudo

Pesquisadores encontram possível cura para intolerância ao álcool

por Redação

Uma pesquisa publicada pela Nature Structural and Molecular Biology promete revolucionar o mundo das bebidas alcoólicas. Alguns estudiosos, que trabalharam em parceria com o Instituto Nacional do Abuso de Álcool e Alcoolismo (NIAAA), descobriram um composto que pode ser capaz de reparar a intolerância ao álcool, doença que atinge hoje cerca de 1 bilhão de pessoas.

Essa intolerância se dá devido à falha da enzima aldehyde dehydrogenase 2 (ALDH2) em quebrar a molécula de álcool  e suas toxinas. Algumas estimativas calculam que cerca de 40% do leste asiático sofrem da doença. Caso consumam bebidas alcoólicas, podem ter náusea, vermelhidão e taquicardia, além de aumentarem as chances de desenvolver câncer.

Os pesquisadores então, identificaram uma molécula chamada Alda-1, que é capaz de ativar a enzima defeituosa. Kenneth R. Warren, diretor do NIAAA, afirmou que "esta descoberta pode ter amplas aplicações para a saúde", incluindo tratamentos que reduzem os danos celulares depois de um ataque cardíaco.

Este estudo é conseqüência de outro, liderado por Daria Mochly-Rosen, que, sabendo que o consumo moderado de vinho tinto pode reduzir os riscos de doenças cardiovasculares, descobriu que o álcool provoca a produção da enzima ALDH2, que durante os ataques consegue neutralizar as toxinas e diminuir os possíveis danos ao tecido cardíaco. O estudo também começou a estudar a molécula Alda-1. Quando injetada nas células, ela força a atividade da ALDH2.

"A pesquisa começou com a idéia de ativar a enzima para proteger o tecido que reveste o coração. No final, além de fazer isso, ainda a reativa totalmente", afirmou Dr. Hurley, bioquímico participante do projeto.

Como as pesquisas estão em fase inicial, é preciso uma investigação mais cuidadosa sobre as reações.

Confira as últimas notícias sobre o mundo dos vinhos...

+ Competição mundial de Sauvignon é lançada em Bordeaux

+ 60 anos depois, Poe comemora aniversário sem conhaque e rosas

+ Designer se inspira nos sete pecados para criar taças de vinho
+ O melhor vinho do dia: Ao Festival de Verão de Salvador

+ Vinho Verde cresce e já representa 40% do total de vendas de Portugal

palavras chave

Notícias relacionadas