Enoturismo

Petra: a estrela arquitetônica da Toscana

Valorizando arquitetura e design, a italiana Petra se impõe no meio da deslumbrante paisagem da Toscana

por Felipe de Queiroz

Desenho arquitetônico da Petra lembra o estilo das casas toscanas, mas a escadaria sugere um templo asteca

Há não muito tempo, as vinícolas serviam apenas ao propósito de produzir vinhos, ignorando – mesmo as mais renomadas – aspectos como arquitetura e design. As garrafas de vinhos saíam quase sempre de simples galpões, meras construções utilitárias.

Desde o fim da década de 1990, contudo, um novo conceito passou a vigorar e muitos produtores deixaram de olhar apenas para a utilidade de suas bodegas e passaram a investir também na estética das vinícolas, criando, além de belos vinhos, obras-primas da arquitetura.

Leia mais:

Vinhos de Ilha de Elba, na Toscana

Toscana: um roteiro enogastronômico

O melhor do vinho italiano em Piemonte e Toscana

[Colocar Alt]

Parte interna e externa foram pensadas de modo a interagir com a natureza

Uma das que aderiram aos novos tempos é a Petra (que significa pedra, em português). Localizada em Suverretto, na Toscana, região centro-oeste da Itália, ela possui um design dos mais arrojados e é um dos ícones da onda de modernidade que quebra tabus em um mundo tão tradicionalista como o do vinho.

Como resultado do olhar visionário de Botta, vê-se um prédio de estrutura circular, com um cilindro que acompanha a inclinação do terreno. À frente, uma escadaria imponente faz a construção lembrar um altar asteca. Ela parece uma “grande flor”, que desabrocha na direção dos vinhedos. Por dentro, a construção também obedece os preceitos da modernidade, evitando formas quadradas.

O bom gosto e a beleza de algumas vinícolas as têm transformado em destinos turísticos. Inserida na Toscana, terra de cultura milenar e beleza ímpar, a Petra não é uma exceção. Contudo, não deixa de ser curioso que, em um dos mais belos pedaços de terra do mundo, uma vinícola, graças a seu design e arquitetura que se integra à paisagem natural, torne-se uma das atrações principais.

Veja também:

+ Acompanhe as notícias da Toscana

+ Vinhos da Toscana avaliados pela ADEGA

Para mais notícias sobre vinhos assine a Revista ADEGA

Na Petra, a ideia principal do projeto foi criar uma construção de vanguarda, “mas que lembrasse o estilo das antigas casas de campo da Toscana, em que os vinhedos são parte importante em todo projeto arquitetônico”, explica Mario Botta, arquiteto da vinícola italiana.

palavras chave

Notícias relacionadas