Enoturismo

Petra: a estrela arquitetônica da Toscana

Valorizando arquitetura e design, a italiana Petra se impõe no meio da deslumbrante paisagem da Toscana


Desenho arquitetônico da Petra lembra o estilo das casas toscanas, mas a escadaria sugere um templo asteca

Há não muito tempo, as vinícolas serviam apenas ao propósito de produzir vinhos, ignorando – mesmo as mais renomadas – aspectos como arquitetura e design. As garrafas de vinhos saíam quase sempre de simples galpões, meras construções utilitárias.

Desde o fim da década de 1990, contudo, um novo conceito passou a vigorar e muitos produtores deixaram de olhar apenas para a utilidade de suas bodegas e passaram a investir também na estética das vinícolas, criando, além de belos vinhos, obras-primas da arquitetura.

Leia mais:

Vinhos de Ilha de Elba, na Toscana

Toscana: um roteiro enogastronômico

O melhor do vinho italiano em Piemonte e Toscana

 

[Colocar Alt]

Parte interna e externa foram pensadas de modo a interagir com a natureza

Uma das que aderiram aos novos tempos é a Petra (que significa pedra, em português). Localizada em Suverretto, na Toscana, região centro-oeste da Itália, ela possui um design dos mais arrojados e é um dos ícones da onda de modernidade que quebra tabus em um mundo tão tradicionalista como o do vinho.

 

Como resultado do olhar visionário de Botta, vê-se um prédio de estrutura circular, com um cilindro que acompanha a inclinação do terreno. À frente, uma escadaria imponente faz a construção lembrar um altar asteca. Ela parece uma “grande flor”, que desabrocha na direção dos vinhedos. Por dentro, a construção também obedece os preceitos da modernidade, evitando formas quadradas.

O bom gosto e a beleza de algumas vinícolas as têm transformado em destinos turísticos. Inserida na Toscana, terra de cultura milenar e beleza ímpar, a Petra não é uma exceção. Contudo, não deixa de ser curioso que, em um dos mais belos pedaços de terra do mundo, uma vinícola, graças a seu design e arquitetura que se integra à paisagem natural, torne-se uma das atrações principais.

Veja também:

+ Acompanhe as notícias da Toscana

+ Vinhos da Toscana avaliados pela ADEGA

Para mais notícias sobre vinhos assine a Revista ADEGA

Na Petra, a ideia principal do projeto foi criar uma construção de vanguarda, “mas que lembrasse o estilo das antigas casas de campo da Toscana, em que os vinhedos são parte importante em todo projeto arquitetônico”, explica Mario Botta, arquiteto da vinícola italiana.

Felipe de Queiroz

Publicado em 1 de Agosto de 2019 às 13:00


Notícias Toscana Petra vinho italiano Itália