Piemonte se torna Patrimônio Mundial da UNESCO

Região italiana foi a escolhida por conter paisagens excepcionais e ser palco da produção de vinhos diferenciados


A região italiana de Piemonte entrou para a lista de Patrimônio Mundial da UNESCO. O Comitê se reuniu em Doha, no Qatar, no dia 22 de junho, e aprovou a solicitação. O Piemonte torna-se assim a 50a paisagem italiana na lista dos patromônios italianos. Ele tem a designação geográfica oficial de “Langhe-Roero e Monferrato”, mas seus limites incluem áreas vinícolas conhecidas como Barolo, Barbaresco, Barbera d'Asti e Asti Spumanti. 

Divulgação

Região dispõe de um “valor universal excepcional”

A lista da UNESCO priorizou seis zonas distintas como Patrimônio Mundial por conterem paisagens excepcionais e serem palco da produção de vinhos diferenciados. As regiões a que a lista se refere são as colinas de Langhe de Barolo, as colinas de Barbaresco, Nizza Monferrato por sua produção de Barbera, Canelli por seu vinho espumante Asti Spumante e Monferrato por suas adegas subterrâneas, além do castelo Grinzane Cavour.

A justificativa enviada à UNESCO para que a região de Piemonte fosse incluída na lista de Patrimônio Mundial era a de que a província dispõe de um “valor universal excepcional” devido à sua cultura de vinho arraigada e à sua extraordinária paisagem moldada pelo trabalho humano relacionado ao cultivo de uva e produção de vinho.

Estar na lista de Patrimônio Mundial da UNESCO fornece não só o reconhecimento mundial para a cultura da região, mas também uma proteção extra contra o seu desgaste e uma maior divulgação de seu turismo.

O Piemonte abrange mais de 10 mil hectares de terra e 29 cidades e aldeias, a maioria delas envolvida na produção de vinho.

Outras regiões vinícolas já incluídas na lista de Patrimônio Mundial são a austríaca Wachau, a húngara Tokaj, a suíça Lavaux e a portuguesa Porto Alto do Douro. As regiões francesas de Borgonha e Champagne estão selecionadas para a lista de 2015.

Da redação

Publicado em 11 de Julho de 2014 às 09:39


Notícias UNESCO Piemonte Itália