Região italiana foi a escolhida por conter paisagens excepcionais e ser palco da produção de vinhos diferenciados
por Redação
A região italiana de Piemonte entrou para a lista de Patrimônio Mundial da UNESCO. O Comitê se reuniu em Doha, no Qatar, no dia 22 de junho, e aprovou a solicitação. O Piemonte torna-se assim a 50a paisagem italiana na lista dos patromônios italianos. Ele tem a designação geográfica oficial de “Langhe-Roero e Monferrato”, mas seus limites incluem áreas vinícolas conhecidas como Barolo, Barbaresco, Barbera d'Asti e Asti Spumanti.
Região dispõe de um “valor universal excepcional”
A lista da UNESCO priorizou seis zonas distintas como Patrimônio Mundial por conterem paisagens excepcionais e serem palco da produção de vinhos diferenciados. As regiões a que a lista se refere são as colinas de Langhe de Barolo, as colinas de Barbaresco, Nizza Monferrato por sua produção de Barbera, Canelli por seu vinho espumante Asti Spumante e Monferrato por suas adegas subterrâneas, além do castelo Grinzane Cavour.
A justificativa enviada à UNESCO para que a região de Piemonte fosse incluída na lista de Patrimônio Mundial era a de que a província dispõe de um “valor universal excepcional” devido à sua cultura de vinho arraigada e à sua extraordinária paisagem moldada pelo trabalho humano relacionado ao cultivo de uva e produção de vinho.
Estar na lista de Patrimônio Mundial da UNESCO fornece não só o reconhecimento mundial para a cultura da região, mas também uma proteção extra contra o seu desgaste e uma maior divulgação de seu turismo.
O Piemonte abrange mais de 10 mil hectares de terra e 29 cidades e aldeias, a maioria delas envolvida na produção de vinho.
Outras regiões vinícolas já incluídas na lista de Patrimônio Mundial são a austríaca Wachau, a húngara Tokaj, a suíça Lavaux e a portuguesa Porto Alto do Douro. As regiões francesas de Borgonha e Champagne estão selecionadas para a lista de 2015.
+lidas
Primitivo e Zinfandel: duas uvas ou uma só? Descubra a resposta
Já ouviu falar de vinho feito com uvas congeladas?
Empresa britânica está contratando degustador de vinhos para três dias de vinhos em Portugal
Universidade de Oxford usou taça feita de crânio até 2015
Vinho do Porto: qual é a diferença entre Ruby e Tawny?