por Redação
Tradicionalmente, os châteaux lançam seus vinhos por partes, de forma que possam notar como o mercado se comporta e alterar os preços para as seções seguintes, se necessário.
Entretanto, alguns châteaux, como o Lafite, estão segurando grande quantidade da sua produção para vender em anos posteriores, por um preço mais caro. Não se sabe ao certo quantas caixas de Lafite chegaram ao mercado "en primeur", mas os comerciantes concordam de que há menos do que nunca este ano.
"Todo ano perdemos um percentual", disse Sam Gleave, da distribuidora britânica Bordeaux Index. "Logo, a única coisa que estaremos recebendo será uma caixa com seis garrafas. Mas o que podemos fazer? Estamos com as mãos e os pés amarrados pelo sistema".
Na verdade, os comerciantes estão se queixando da falta de transparência do sistema, que acaba fazendo com que eles fiquem à mercê dos châteaux. "Estamos negociando o máximo que podemos", disse Gleave.
Apesar da polêmica, a maioria dos comerciantes de vinhos na Grã-Bretanha diz que as vendas do Bordeaux 2009 estão boas.
"Tudo está vendendo bem", disse Simon Davies, da empresa britânica Fine & Rare Wines. "Existem pequenas explorações. Os châteaux sempre produziram vinhos de grande porte mundial. Eles sempre foram muito caros", explica.
Na verdade, os preços dos Bordeaux sempre causaram incredulidade. Em março de 2001 o diretor do Château Mouton Rothschild, quando perguntado se acreditava no rumor de que uma garrafa da sua safra 2000 estava chegando a um preço inicial de mil francos (o equivalente a 135 dólares), respondeu: "Claro que não. Seria absolutamente insensato fazer algo assim". A garrafa da safra 2009 do Mouton está sendo vendida, atualmente, por 554 dólares.
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