Revista ADEGA
Busca

Café - 27.Nov - Mercado

Produtores da Nicarágua podem reduzir período de colheita


Medida deve afetar qualidade dos grãos
Representantes do setor cafeeiro da Nicarágua ameaçaram reduzir os períodos de colheita de café. A iniciativa pode diminuir em até 50% a qualidade do grão que é exportado pelo país e limitar a 15 dias o emprego temporário dos trabalhadores.

De acordo com Frank Lanzas, diretor da Associação de Café de Matagalpa, a medida seria aplicada devido ao incremento de 10% no pagamento por cada lata de café colhida para os trabalhadores, medida oficializada há uma semana pelo Ministério do Trabalho do país.

E não será só a qualidade dos grãos que deverá ser afetada pela redução dos períodos de colheita. Lanzas assegura que o tempo de contratação dos trabalhadores pode passar dos atuais três meses para 15 dias, o que prejudicaria milhares de camponeses que vivem da colheita do grão.

O diretor explicou ainda que colher não significa apenas retirar o café da árvore, mas implica, também, em um processo de seleção, em que se descartam os ardidos, pretos e verdes e privilegiando os frutos em ponto de maturação ideal.

Para Lanza, essa medida afetaria, sim, os cafeicultores, mas, ainda mais o país, "já que a qualidade do café se perderia e teríamos um diferencial negativo".

"Com esse preço o trabalhador vai se beneficiar só neste ano, porém no outro a lavoura pode até estar sem café. Isso quer dizer que será uma fonte de trabalho que poderá estar escassa em breve", ressaltou.

A deliberação do Ministério do Trabalho afetaria cerca de 33 mil produtores. Para este ano, o setor acredita que irá necessitar da mão-de-obra de 250 mil trabalhadores, que devem colher 1,53 milhões de sacas.

Confira as últimas notícias sobre o mundo dos vinhos...

+ França destrona Itália como maior produtora de vinho do mundo

+ Brasil se torna um dos principais importadores de vinho chileno

+ 75% dos Holandeses bebem vinho frequntemente, diz pesquisa
+ Dão foca novas ações promocionais em Angola e na América

+ Rússia aumenta impostos sobre vinho


Redação
Publicado em 27/11/2009, às 12h34 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h46


Mais Notícias