Café - 27.Nov - Mercado

Produtores da Nicarágua podem reduzir período de colheita

por Redação

Medida deve afetar qualidade dos grãos
Representantes do setor cafeeiro da Nicarágua ameaçaram reduzir os períodos de colheita de café. A iniciativa pode diminuir em até 50% a qualidade do grão que é exportado pelo país e limitar a 15 dias o emprego temporário dos trabalhadores.

De acordo com Frank Lanzas, diretor da Associação de Café de Matagalpa, a medida seria aplicada devido ao incremento de 10% no pagamento por cada lata de café colhida para os trabalhadores, medida oficializada há uma semana pelo Ministério do Trabalho do país.

E não será só a qualidade dos grãos que deverá ser afetada pela redução dos períodos de colheita. Lanzas assegura que o tempo de contratação dos trabalhadores pode passar dos atuais três meses para 15 dias, o que prejudicaria milhares de camponeses que vivem da colheita do grão.

O diretor explicou ainda que colher não significa apenas retirar o café da árvore, mas implica, também, em um processo de seleção, em que se descartam os ardidos, pretos e verdes e privilegiando os frutos em ponto de maturação ideal.

Para Lanza, essa medida afetaria, sim, os cafeicultores, mas, ainda mais o país, "já que a qualidade do café se perderia e teríamos um diferencial negativo".

"Com esse preço o trabalhador vai se beneficiar só neste ano, porém no outro a lavoura pode até estar sem café. Isso quer dizer que será uma fonte de trabalho que poderá estar escassa em breve", ressaltou.

A deliberação do Ministério do Trabalho afetaria cerca de 33 mil produtores. Para este ano, o setor acredita que irá necessitar da mão-de-obra de 250 mil trabalhadores, que devem colher 1,53 milhões de sacas.

Confira as últimas notícias sobre o mundo dos vinhos...

+ França destrona Itália como maior produtora de vinho do mundo

+ Brasil se torna um dos principais importadores de vinho chileno

+ 75% dos Holandeses bebem vinho frequntemente, diz pesquisa
+ Dão foca novas ações promocionais em Angola e na América

+ Rússia aumenta impostos sobre vinho


palavras chave

Notícias relacionadas