Uma mineradora entrou com um pedido para exploração de ouro, prata e estanho e ameaçan continuidade de produtores de vinho
por Redação
Produtores de vinho das Terras Altas de Overberg, nos arredores de Napier, na África do Sul, podem sofrer uma série de conseguências após o pedido de licença para a exploração de ouro, prata e minério de estanho.
O pedido de mineração, para uma área de 4.200 hectares, foi protocolado pela Cienth Pty Ltd no Departamento de Recursos Minerais e Energia, que poderá conceder a exploração por 30 anos.
Um dos temores dos produtores de vinhos é que suas terras agrícolas possam ser destruídas, comprometendo a segurança alimentar e os empregos na região.
LEIA TAMBÉM: Os melhores vinhos da África do Sul!
Inicialmente, especialistas locais afirmam que o impacto chegaria não inicialmente às vinhas, mas, sim as pastagens de ovinos e explorações de cereais. Na sequência poderia afetar a qualidade da água, do solo e do ar, comprometendo a viticultura local.
A Cienth Pty não possui página na internet e não se sabe quem são os seus gestores, mas uma organização de agricultores de Napier já acionou advogados para tentar frear o processo, que caso seja aprovado, será muito difícil de ser revertido.
A África do Sul tem uma longa tradição na exploração de minérios, mas a indústria nem sempre segue práticas ambientais e mesmo sociais adequadas, com históricos de conflito e mortes entre opositores.