Revista ADEGA
Busca

Vinho - 03.Abr - Safra 2009 em é comparada a 2005

Safra 2009 em Bordeaux é comparada a 2005


Château Lafite Rothschild, um dos principais vinhos de Bordeaux e do mundo
Especialistas em prova de vinhos en primeur (antes de eles serem engarrafados e comercializados) estão bastante otimistas com a safra 2009 de Bordeaux. Muitos a estão comparando com a safra 2005, considerada histórica e que teve recordes de preço por garrafa.

As provas de vinhos em barrica são tradicionais em Bordeaux. Diversos especialistas são convidados a degustar vinhos diretamente nos produtores e, a partir da avaliação deles, começam as especulações sobre os preços que estes vinhos serão vendidos futuramente, quando estiverem engarrafados.

A prestigiada revista inglesa, Decanter, diz que a safra 2009 é excelente. Alguns provadores, contudo, têm dúvidas se os vinhos deste ano envelhecerão tão bem quanto os de 2005.

O Master of Wine, James Lawther, disse à Decanter que considera que os vinhos possuem "estruturada para o envelhecimento, mas são interessantes agora. Eles são um prazer de beber agora". Ele também comparou este ano à colheita de 1982, "mas com todo o requinte - sem grandes rendimentos e toda a sofisticação de vinificação do século XXI". "Este é definitivamente um vintage que pode estar ao lado de 2000 e 2005: ela vai ser uma das grandes safras de Bordeaux", completa.

Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

+ Linha de vinhos da Hello Kitty divide opiniões nos EUA
+ O Melhor Vinho do Dia: Uma homenagem à arte francesa!

+ Consumo mundial de vinho cai e Brasil é uma das poucas exceções
+ Wine Spectator destaca a importância da região do Douro
+ La Rioja cria projeto internacional de divulgação do "vinho e saúde"

Redação
Publicado em 03/04/2010, às 10h08 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h46


Mais Notícias