Vinho - 30.Set - Superação

Safra de 2009 em Castilla e Leon passará dos 200 milhões de kg de uva

por Redação

A safra de Castilla e Leon deverá ser 10% maior do que a de 2008
As primeiras estimativas a respeito da colheita de uvas da temporada de 2009 na região de Castilla e Leon assinalaram um volume de produção superior a 210 mi de quilos, quantidade que ultrapassa em 10% o montante colhido em 2008.

A conselheira de agricultura da Junta de Castilla e Leon, Silvia Clemente, afirmou que mesmo com os dados sendo meramente estimativos, todos estão otimistas com a produção deste ano.

A respeito da qualidade da colheita, Clemente assegurou que as condições climáticas deste ano "permitem pensar que será muito boa, já que foi um ano seco, com altas temperaturas antes e depois do inverno, o que favoreceu a maturação e os níveis alcoólicos".

Por enquanto apenas algumas regiões já tiveram suas colheitas iniciadas, como as denominações de Bierzo, Cigales e Rueda, e em breve será a vez das safras mais tardias, como em Arlanza e Ribera Del Duero, onde "se pode perceber um ligeiro desequilíbrio entre a maturação alcoólica e fenólica, que pode ser corrigido com o desenvolvimento climático nas semanas anteriores à colheita".

Confira as últimas notícias sobre o mundo dos vinhos...

+ Lei que prevê o loteamento no Vale dos Vinhedos é aprovada

+ Bolhas dão aroma ao champagne, garantem cientistas

+ Livro revela melhores épocas para degustação de vinhos

+ O Melhor Vinho do dia: Ao talento e à criatividade na Arte!

+ 2009 dever ser melhor ano da década para Vinho Verde

palavras chave

Notícias relacionadas